05/05/2014 9h53

Farmácia Cidadã abre hoje em Maceió para atender portadores de Esquizofrenia, Mal de Parkinson e Alzeihmer

Macioenses com mais de 65 anos de idade cadastrados no Ceaf serão beneficiados

Portadores de deficiências receberão medicamentos em suas residências

Josenildo Törres

A partir desta segunda-feira (5), os maceioenses com mais de 65 anos de idade, cadastrados no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf) e acometidos por Esquizofrenia, Mal de Parkinson, Alzheimer e asma também serão contemplados pelo Programa Farmácia Cidadã.

Com isso, além dos 123 usuários acamados e cadeirantes já beneficiados, mais de mil novos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a receber medicamentos de alto custo gratuitamente, na comodidade de suas residências.

A expansão do projeto, que representa mais uma ação do Programa Alagoas Tem Pressa, visa facilitar o acesso dos alagoanos aos medicamentos de alto custo, cumprindo assim as três principais missões do SUS: agilidade, eficiência e humanização. Para aumentar o número de alagoanos beneficiados pelo projeto Farmácia Cidadã, que foi criado em agosto do ano passado, a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) investirá recursos do Tesouro Estadual e irá contar com duas equipes, que irão entregar os medicamentos por meio de carros e motocicletas.

Com esta ação, segundo a gerente do Ceaf, Renatha Soares, os beneficiados não terão mais que se deslocar de suas residências até a DAF, situada na Rua Goiás, 830 no bairro Farol, em Maceió. Isso porque, até a renovação no sistema de cadastro do órgão, que deve ocorrer a cada três meses, poderá ser realizada diretamente com a equipe responsável pela entrega dos medicamentos, sendo necessário o cartão SUS, CPF, RG, comprovante de residência, exames que comprovem a patologia e a receita médica, além de um laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento.

“Detectamos que os pacientes com idade acima dos 65 anos e que sofrem de problemas como esquizofrenia e Alzheimer têm dificuldades para se deslocar de suas residências até o Ceaf. Por esta razão, decidimos ampliar o público-alvo do Farmácia Cidadã, que já se consolidou e representa um grande avanço para a saúde pública de Alagoas”, ressalta Renatha Soares.

Qualidade de Vida

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a expansão do Farmácia Cidadã representa uma iniciativa que faz parte da evolução do SUS. Com o atendimento domiciliar dos usuários maiores de 65 anos de idade e acometidos por esquizofrenia, Mal de Parkinson, Alzheimer e asma, a Sesau estará aprimorando e qualificando o tratamento desses pacientes.

“Iremos proporcionar mais comodidade e economia, pois os pacientes não terão que pagar pelo transporte de deslocamento para obter o medicamento. Além disso, a visita domiciliar realizada pelo profissional habilitado representa um instrumento que permite obter informações sobre as condições de saúde da população”, evidencia Jorge Villas Bôas.

Constatação

Qualidade de vida que é constatada no depoimento da dona de casa Juraci Novaes Lima, 86 anos, que há cinco anos foi diagnosticada com a doença de Alzheimer e coube à filha, Juremilda Novaes Lima, a responsabilidade de buscar o medicamento no Ceaf.

“Desde o início do Projeto Farmácia Cidadã minha mãe foi beneficiada. Agora estou bem mais tranquila, porque entregam o medicamento no conforto de nossa residência, já que anteriormente tinha muita dificuldade em buscar o medicamento, pois não havia ninguém que ficasse cuidando dela”, recorda Juremilda.

Outra usuária do Ceaf também beneficiada pelo Farmácia Cidadã e que ressalta os benefícios do programa é Verônica Maria de Almeida. Acometida pelo Mal de Parkinson, ela sofre com a falta de equilíbrio e tremores, que sempre dificultaram seu deslocamento até o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. “Receber o medicamento em casa é uma ‘mão na roda’; é uma maravilha”, destaca.

Para a diretora de assistência farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles, a expansão do Farmácia Cidadã representa mais uma ação do projeto de descentralização da DAF. “Por meio desta expansão, estamos humanizando a assistência farmacêutica em Alagoas e assegurando que as pessoas recebam seus medicamentos em sua residência”, salientou.

 

Cadastro

 Para se inscrever no Projeto Farmácia Cidadã, o paciente deve anteriormente realizar o cadastro na Farmácia do Ceaf em Maceió. Para isso, é necessário portar o cartão SUS, CPF, RG, comprovante de residência, exames que comprovem a patologia e a receita médica, com um laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento. Posteriormente, técnicos capacitados de acordo com a Portaria GM n°1.554, de 31 de Julho de 2013, farão a avaliação do processo. Os pacientes irão receber o medicamento mensalmente e o laudo é válido por três meses, podendo ser renovado com a atualização do cadastro.

TAGS:

Deixe o seu comentário