08/05/2014 9h58

Artesãos alagoanos vão expor produtos nas cidades-sede da Copa

Onze peças foram selecionados pelo Ministério da Cultura

Palitos de fósforos do artesão alagoano estarão à venda na Copa

Rafael Maynart

A Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura divulgou nesta terça-feira (06) a lista dos produtos artesanais selecionados que farão parte do projeto Vitrines Culturais.  Onze produtos alagoanos foram selecionados para serem expostos e comercializados em sete cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenou todo o processo de inscrição dos artesãos no estado.

“Oferecemos todo o apoio necessário para que os artesãos tivessem a oportunidade de comercializar os seus produtos no evento que vai trazer milhares de visitantes para o País. As cidades-sede da Copa do Mundo terão um fluxo imenso de turistas, dessa forma, a riqueza do artesanato local será reconhecida por mais pessoas”, exalta a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande e coordenadora do PAB em Alagoas, Dyslene Teles, o estado ficará responsável por reunir todo o material para, em seguida, o Ministério da Cultura destinar cada peça para as cidades-sede. “Cada produto será produzido em determinada quantidade, para que possa ser exposto em todas as unidades do Vitrines Culturais. O Ministério ficará responsável pelo transporte e comercialização dos produtos”, explica.

Um dos produtos selecionados foi a escultura em palitos de fósforo feita pelo artesão Arlindo Monteiro, que já presenteou o técnico da seleção brasileiro Luís Felipe Scollari com uma pequena escultura. “Fiz a escultura com o ‘Felipão’ de joelho em frente à imagem de Nossa Senhora. Ele adorou e disse que ficaria em um lugar especial em sua residência”, conta.

Ainda de acordo com Dyslene Teles, esta será mais uma oportunidade de mostrar o artesanato alagoano para turistas nacionais e internacionais. “Com o Vitrines Culturais, o trabalho dos artesãos alagoano será visto por turistas do mundo inteiro”, comenta. Os produtos selecionados deverão ser concluídos até o próximo dia 26 de maio e seguirão para as cidades-sede

TAGS:

Deixe o seu comentário