21/04/2014 12h56

Prefeito Rui Palmeira conhece intervenções urbanas arrojadas na comunidade San Javieir em Medellín

Cidade colombiana está localizada no centro geográfico do Vale da Aburrá sobre as montanhas da Cordilheira dos Andes

Prefeito Rui Palmeira em visita à comunidade San Javier

 

No último compromisso da agenda da visita técnica da comitiva de Maceió à Colômbia, na cidade de Medellín o prefeito Rui Palmeira conheceu uma das intervenções urbanas mais arrojadas do mundo: as escadas rolantes da comunidade San Javier.

Acompanhado do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, Rui Palmeira realizou a visita, na última quinta-feira (17), na companhia do superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Tácio Melo, do secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, e da arquiteta da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento, Adriana Cavalcanti. Membros da equipe de governo da Prefeitura de Aracaju também acompanharam a visita.  A comitiva foi liderada pelo secretário de Segurança Urbana da cidade de Recife, Murilo Cavalcanti.

As escadas rolantes da comunidade San Javier são exemplos mundialmente citados nas discussões sobre inovações urbanísticas em grandes centros urbanos, mas no caso colombiano com o diferencial de terem sido instaladas em 2011 em uma das zonas mais problemáticas da cidade, com altos índices de criminalidade e exclusão social.

Como Medellín está localizada no centro geográfico de um Vale – o Vale da Aburrá, sobre as montanhas centrais da Cordilheira dos Andes – a cidade é rodeada de montanhas, muitas delas tendo sido ocupadas ao longo dos anos de forma desordenada, subnormal ou favelizada. E este foi justamente o caso da comunidade de San Javier.

“As intervenções do poder público nas regiões mais periféricas da cidade são vitais. Em Maceió estamos buscando cada vez mais investir nas comunidades, em especial nas mais carentes, sem desmerecer as outras regiões da cidade, contudo levando benefícios para quem mais precisa. Estamos pavimentando acessos, melhorando a limpeza e reformando quadras de esporte em diversas comunidades maceioenses. Medellín adotou este modelo de focar nos mais humildes e a inovação

das escadas rolantes de San Javier mostra que melhorias, inclusive as mais arrojadas, podem sim ser levadas para as áreas menos favorecidas das cidades”, destacou Rui Palmeira.

Ao todo, a intervenção em San Javier conta com seis lances de escada rolantes elétricas, todas cobertas e protegidas contra a chuva, substituindo 350 degraus antigos de cimento e “transportando” mais de 12 mil pessoas diariamente. O projeto custou cerca de R$ 15 milhões à Prefeitura de Medellín e tem acesso gratuito da população.

Para proteger cada escada rolante e orientar sobre seu funcionamento zelando pela sua manutenção, a Prefeitura da cidade contratou monitores entre os moradores da comunidade a fim de preservar o
equipamento. As escadas foram projetadas pela empresa japonesa Fujitec e fabricadas na matriz chinesa da companhia, sendo as primeiras do gênero no mundo.

A visita à comunidade encerrou a visita técnica da comitiva de Maceió na Colômbia, a fim de conhecer como as cidades de Bogotá e Medellín conseguiram direcionar os investimentos públicos em cultura, esporte, mobilidade e infraestrutura com o objetivo de apoiar a redução da criminalidade e dotar suas populações de maior qualidade de vida.

“A visita foi extremamente válida porque, além de mostrar que é possível e que os municípios podem e devem apoiar ações de cidadania, devemos nos inspirar nos modelos de outras cidade e os adaptar a nossa realidade para buscar dias melhores para nossa gente. Vejo que em Maceió estamos caminhando com responsabilidade nesta direção” concluiu o prefeito.

Deixe o seu comentário