25/03/2014 13h00

Planejamento discute “Modelo Charrete” com a sociedade

A semana começou com uma importante atividade para a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento de Desenvolvimento (Sempla)

Sociedade discute o modelo de charrete

 

A semana começou com uma importante atividade para a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento de Desenvolvimento (Sempla). Na última segunda-feira (24), representantes da Sempla e convidados participaram da reunião do Projeto Charrete, que aconteceu no Auditório Maceió, do Matsubara Hotel.

No Brasil, o método é novo. Segundo Messias Costa trata-se de “Um modelo, uma fórmula, uma ferramenta de planejamento que tem sido muito utilizada com muito êxito em cidades fora do Brasil como uma alternativa para se discutir problemas em determinadas áreas dentro da cidade que já apresentem algum grau de conflito”, explicou o secretário de Planejamento de Maceió.

A metodologia visa resultados positivos com envolvimento das partes, alinhando visões e interesses com menor custo e mais velocidade no planejamento e execução desses projetos. Poder público, iniciativa privada e sociedade em geral integram-se com o objetivo do bem comum de determinada área. Todos tornam-se participantes e alinham-se em torno dos valores centrais desse processo que são: planejamento sustentável, transparência, aprendizagem compartilhada e comunicação direta, honesta e oportuna.

O termo “charrete” remete ao imperativo de início, meio e fim que esse modelo de planejamento possui. Ou seja: um tempo delimitado para que tudo aconteça. A expressão remonta a Paris do século 19, no ambiente da tradicional Escola de Belas Artes. Os alunos tinham um período curto para iniciar e concluir uma obra de arte. No fim desse prazo, uma charrete, que é uma espécie de carroça, passava recolhendo as atividades. Daí deriva o termo que dá nome ao modelo de planejamento.

Na capital alagoana esse processo está sendo iniciado pela região de Cruz das Almas, entre a Avenida Juca Sampaio (na conhecida Ladeira do Óleo) até a área do antigo Lixão de Maceió. Poder público, iniciativa privada, moradores, empreendedores da localidade foram convidados para discutir soluções para o lugar e caminhos para alcançar o desenvolvimento sustentável, ordenado de forma que todos saiam ganhando. A depender dos resultados, a iniciativa pode ser expandida para outras localidades que também enfrentem problemas críticos.

Antes desta reunião, os servidores da Sempla participaram da pré-charrete. As oficinas preparatórias aconteceram nos dias 19 e 20 de fevereiro. Na reunião dessa sexta-feira, os convidados tomaram conhecimento da ferramenta e de como eles podem integrar o projeto. Para isso, foi convidado um dos maiores especialistas no assunto, o consultor em Planejamento Estratégico e Processo Criativo, Noaldo Dantas.

TAGS:

Deixe o seu comentário