27/03/2014 10h15

Governo entrega embarcações e cria lei que fortalece aquicultura

Municípios beneficiados com as novas implantações de cultivos de ostra são Roteiro e Barra de Santo Antôni

Barcos ajudarão no desenvolvimento da criação de ostras no litoral alagoano

Maria Barreiros

Com o objetivo de revitalizar e ampliar a produção de ostras em Alagoas, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Regis Cavalcante, entregou agora há pouco,  em frente à prefeitura do município da Barra de Santo Antônio, cinco barcos com motores de popa às associações de ostreicultura de cinco municípios e duas motocicletas ao Núcleo de Piscicultura da pasta.

O valor das aquisições é de aproximadamente R$ 115 mil. Cerca de R$ 36 mil também foram investidos na compra de equipamentos de análise de água e 110 kits de materiais de trabalho para o manejo do cultivo do molusco.

Durante o evento, o governador Teotonio Vilela e o secretário Regis Cavalcante também anunciam um marco para os pescadores e aquicultores de Alagoas. Trata-se da Lei Estadual da Pesca e Aquicultura, significativa para o Estado, cuja vocação é voltada para a pesca.

Para dar continuidade aos cultivos já existentes dos municípios da Barra de São Miguel, Porto de Pedras e Barra de Camaragibe os equipamentos deteriorados pela ação do tempo e clima serão substituídos por novos, além de ações para o aproveitamento dos resíduos na produção, participação dos produtores em eventos técnicos e comerciais, monitoramento dos projetos e orientação de acesso ao crédito.

Os municípios beneficiados com as novas implantações de cultivos de ostra são Roteiro e Barra de Santo Antônio. Até outubro deste ano, mais de 80 mesas, sendo 40 para cada, serão adquiridas para subsidiar a ampliação da ostreicultura no Estado. Os grupos devem ser formados através de consultorias em associativismo, cooperativismo, e também em noções de produção de ostras no sistema de mesas fixas.

Cada kit consta de dois pares de luvas, um facão, um par de botas, duas escovas de náilon, dois óculos de proteção e uma caixa de PVC.

Nos próximos dias a Sepaq estará assinando um termo de parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) para aprimorar a assistência técnica.

Sistema de mesas fixas 

O sistema de mesas fixas consiste em estruturas semelhantes a uma mesa, na qual os pés são enterrados em fileiras, espaçados entre si e sobre estes pés se faz uma armação horizontal, como se fosse um “tampo” de mesa, estrutura construída por tela plástica e PVC. Este sistema é empregado em locais de baixa profundidade e com variação de maré.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário