25/03/2014 12h51

Faeal e Senar participam de mais uma reunião do Consórcio de Combate à Helicoverpa Armígera

Consórcio decidiu na reunião, promover um seminário para que produtores e técnicos conheçam mais profundamente a praga.

Lagarta Helicoverpa Armígera está causando sérios prejuízos aos produtores rurais

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) participaram na manhã desta segunda-feira (24), de mais uma reunião do consórcio responsável pelo Plano de Supressão para o controle da ocorrência da Helicoverpa Armígera em Alagoas.  O consórcio decidiu na reunião, promover um seminário para que produtores e técnicos conheçam mais profundamente a praga.

O Seminário será realizado no dia 22 de maio, em local a definir pelo consórcio, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) apresentará alguns tópicos discutidos na Caravana Embrapa, que aconteceu no começo de março em Arapiraca. Além disso, a Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária em Alagoas (Adeal) fará uma breve demonstração da praga, como identificá-la e seus efeitos maléficos à produção rural. Também foi incluída na programação do seminário, uma palestra sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e oficinas sobre o segmento.

Na reunião do Consócio de Controle da Helicoverpa também ficou definido que será realizado um treinamento para atendentes das lojas de produtos agropecuários da região agreste. Esse curso irá capacitar os funcionários das lojas sobre a legislação ambiental, plano de supressão da helicoverpa, nivelamentos e EPI.

O treinamento dos atendentes será nos dias sete e oito de maio, dividido em duas turmas – uma por dia.   Ao final do treinamento, osparticipantes do treinamento serão levados para o campo, onde conhecerão e identificarão a ocorrência da helicoverpa.

A próxima reunião do consórcio será realizada em 14 de abril. Nela serão definidos os últimos detalhes para a realização do treinamento de atendentes e do seminário de combate a ocorrência da Helicoverpa Armígera.

A Helicoverpa

A Helicoverpa Armigera é uma praga que chegou ao Brasil em 2012 e tem causado devastação por onde passa. Além de bastante resistente aos diversos climas do país, ela é altamente destrutiva e se espalha rapidamente, atacando diversas culturas.

Em Alagoas dois focos da praga foram identificados no ano passado. Em plantações de feijão nas cidades de Arapiraca e Limoreiro de Anadia, mas que foram controlados antes que se espalhasse por outras lavouras.

TAGS:

Deixe o seu comentário