27/03/2014 10h08

‘Cozinha do Casal Francês’ é a inspiração de Inês Amorim na Casa Cor Alagoas

Funcionalidade baliza composição do espaço que utiliza traços da estética vintage para aquecer o ambiente

A bela cozinha francês encanta o público

Um espaço funcional e contemporâneo foi o ambiente idealizado pela arquiteta Inês Amorim, que traz a “Cozinha do Casal Francês” para a primeira Casa Cor Alagoas. Com o intuito de atender as necessidades culturais diferenciadas, a cozinha foi projetada visando praticidade e inserção tecnológica como facilitadora.

O cinema francês foi a inspiração para a concepção desse espaço. A paleta de cores desenvolvida em tons de vermelho, remetem ao filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain de Jean-Pierre Jeunet e à estética vintage na cenografia. Como também o filme de Jacques Tati, Mon Oncle, um retrato bem-humorado do modernismo cinquentista. Com o repertório de cores e estilos que povoa o imaginário de uma cinéfila, surgiu esta cozinha funcional contemporânea.

Ao considerar o apreço pela gastronomia de todo francês, o balcão foi disposto em forma de ilha, com um fogão cooktop, criando uma integração com a copa.  Para acolher a família, uma mesa para quatro pessoas e bancada funcional, com gaveteiros e prateleiras que acomodam os talheres, louças, taças, vinhos e cafeteira. Há ainda estantes que abrigam quadros dispostos de forma casual, junto aos livros de gastronomia e souvenirs de viagens, proporcionando ao espaço a personalidade do perfil multicultural e cosmopolita do casal europeu em questão. O destaque da composição da copa é a Natureza Morta de autoria de Agélio Novaes, feita a partir de descartáveis – cápsulas de sache de café.

São ícones referenciais de inspiração a geladeira antiga anos 50. A bancada fornecida pela Marmogran de silestone na cor vermelha, com design geométrico, balanços e proporções marcantes. A mesa vermelha do designer Jader Almeida e as cadeiras da Italiana Magis, ambas fornecidas pela Ponto&Linha.

Com intuito de neutralizar e equilibrar a composição da intensidade cromática foi escolhido o revestimento de porcelanato Brasília, da Portobello Shop, com textura similar ao concreto, contrastando com o cinza cobalto brilhante dos painéis e móveis da Evviva Bertolini. Paralelamente, a iluminação sutil e sensível da Lúmina, proporciona acabamento final e a luminária de pé Tolomeu, debruçada sobre a mesa, garante ao ambiente o aconchego.

Através do planejamento Evviva Bertolini, a área de Serviço fica disfarçada por trás de um armário de portas corrediças, assim como os equipamentos de gelágua e painéis com os fornos. Os objetos utilitários e eletrodomésticos foram fornecidos pela Casa Vieira.

TAGS:

Deixe o seu comentário