13/03/2014 10h38

Comitê discute ações de implantação do estaleiro Enor

Atualmente, empreendimento aguarda licença do Ibama para início da obra

Secretário Poliana Santana debate os próximos passos sobre a instalação do Enor

A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, reuniu-se, nesta quarta-feira (12), com o prefeito do município de Coruripe, Joaquim Beltrão, e representantes das entidades que compõem o comitê de trabalho referente à implantação do Estaleiro do Nordeste (Enor). Enquanto o Ibama analisa o memorial descritivo entregue pelo Governo do Estado em dezembro de 2013, medidas antecipatórias serão definidas com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento social no entorno do empreendimento.

Grupos de trabalho formados por secretarias e órgãos do Estado e dos municípios beneficiados com o projeto serão criados para articular objetivos comuns entre o estado e o município de Coruripe. Após a profundidade das análises realizadas na área ambiental, serão discutidos temas referentes à segurança pública, educação, habitação, saúde, infraestrutura, entre outras áreas prioritárias.

“Promover a interiorização do desenvolvimento socioeconômico é uma prioridade da atual gestão do governo. Iremos estudar as necessidades de cada área, visando a formulação de projetos sociais que beneficiem a população de Coruripe e macrorregião”, destacou a secretária Poliana Santana.

Durante a reunião, algumas questões voltadas ao desenvolvimento socioeconômico foram discutidas, como a possível implantação de um complexo industrial e portuário, a concessão de incentivos fiscais dado pelo governo, o estudo de impacto socioeconômico e a criação de um campus universitário e de escolas de capacitação profissional.

O prefeito Joaquim Beltrão ressaltou a importância da parceria com Estado para dar andamento ao projeto e construir o desenvolvimento do município e macrorregião. “Desejamos trabalhar junto com o governo não apenas para alocar o empreendimento, mas também criar todas as condições necessárias para que os trabalhadores e empreendedores possam se instalar na região”, declarou.

Na oportunidade, a secretária Poliana Santana garantiu que todos os pleitos trazidos pela prefeitura já estão sendo estudados e serão encaminhados ao governador, juntamente com o relatório elaborado pela Seplande sobre as medidas antecipatórias necessárias ao andamento do projeto.

“Além disso, a partir de hoje, nos comprometemos a enviar ao município um relatório mensal contendo o balanço de todas as ações avançadas no processo de instalação do estaleiro, conforme a política de transparência adotada pelo governo”, complementou.

TAGS:

Deixe o seu comentário