06/03/2014 10h11

CEU: Benedito Bentes receberá ações do Juventude Viva. Investimento é de R$ 2,4 milhões

Empreendimento socioeducativo será instalado no Conjunto Frei Damião

CEUS vai beneficiar a população do Conjunto Frei Damião

A população do Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes II, se prepara para receber o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). O investimento será de R$ 2,4 milhões, de recursos federais, para a construção de um edifício com 700 m², que será dividido em pavimentos para oferta de serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de teatro, cinema, ginásio para esportes e pátio para apresentações artísticas e culturais.

A obra, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Eixo Comunidade Cidadã, faz parte das ações do Programa Juventude Viva, que visa promover o desenvolvimento social dos jovens, por meio de ações realizadas em conjunto por todos os órgãos municipais.

“O Juventude Viva não executa projetos, mas faz a articulação para que iniciativas como as dos CEUs cheguem aos jovens carentes”, afirmou a secretária executiva do Gabinete do Prefeito e presidente do Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Viva, Adriana Toledo.

No último dia 21, o prefeito Rui Palmeira assinou o termo de ordem de serviço para a construção do (CEU), no Conjunto Frei Damião. A obra tem previsão de entrega para o próximo ano. “O CEU passar a ser um espaço de pertencimento da juventude. Um lugar para a prática de esportes, cultura, teatro e outras atividades lúdicas. Assim, esses jovens, estarão na rua, mas de forma positiva e produtiva”, destacou Adriana.

As obras são o resultado de uma parceira com a bancada federal para destinar mais obras de caráter social para a população de Maceió, em especial para nove mil famílias do Conjunto Frei Damião. Segundo o prefeito em exercício Marcelo Palmeira, a Prefeitura tem trabalhado para que empreendimentos sociais sejam entregues à população carente. “Iniciamos um projeto que vai beneficiar, sobretudo, os jovens. Queremos promover a cidadania, ofertando esportes e espaços para manifestações culturais”, declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, explicou que o CEU será mais um modelo de incentivo cultural a ser levado para outros bairros. “Estamos contentes em anunciar este investimento que tem a participação da cultura, mas envolve a integração com o esporte e a assistência social”, informou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela, detalhou que a recuperação de quadras de esportes no Benedito Bentes tem sido realizada. “Conseguimos entregar a quadra do Carminha e novas obras serão iniciadas. O ginásio do CEU é mais um espaço para que tenhamos mais um reforço para prática de esportes. Nosso objetivo é claro: queremos evitar que os jovens sejam vítimas da criminalidade e da violência”, frisou.

Comitê Juventude Viva

Criado por decreto publicado na edição do dia 06 de maio do Diário Oficial do Município (DOM), o Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Viva em Maceió é gerido pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP) em parceira com secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Semel), Assistência Social (Semas), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e outros órgãos da Prefeitura.

Deixe o seu comentário