25/02/2014 9h46

EMATER/AL contrata técnicos para executar três projetos de Assistência Técnica

Cerca de 50 profissionais com experiência na área de Extensão Rural assinarão esta semana o termo de outorga

Nova turma de profissionais técnicos contratados pela Emater/AL

Lírida Nerys

Cerca de 50 profissionais com experiência na área de Extensão Rural assinarão esta semana o termo de outorga, que configura a última etapa de contratação, para execução de três projetos de desenvolvimento rural sustentável comandado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL). A seleção, coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), destinará agrônomos, técnicos agrícolas, assistentes sociais e zootecnistas a municípios de todas as regiões administrativas da EMATER/AL.

Os projetos são parcerias com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira, os projetos são a Chamada Pública de ATER Nº 10/2012 Lote 4 – que tem como objetivo a promoção da agricultura familiar sustentável; a Chamada Pública Mulheres Nº 10/2013 Lote 1 – que visa à inclusão de mulheres rurais em grupos produtivos fortalecendo a Rede de Produtoras Rurais; e o convênio 060094/2013 que prevê a execução do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural – Pronamp.

No Pronamp serão beneficiados 960 médios produtores rurais das regiões da Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão que receberão Assistência Técnica voltada para produção de alimentação animal. “No projeto voltado a médios produtores, 12 municípios serão contemplados com a implantação de unidades produtivas de palma e sorgo forrageiro, no qual temos estudos de variedades comprovadas para atender a produção de forragens”, destacou Rita de Cássia Ferreira.

Já a Chamada Pública da Sustentabilidade beneficiará os seguintes municípios: Anadia, Arapiraca, Cacimbinhas, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Coruripe, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Penedo, São Sebastião, Taquarana e Teotonio Vilela. “Teremos uma capacitação sobre a metodologia dos projetos e a previsão é que em 15 dias os trabalhos sejam iniciados”, informou a superintendente de ATER da EMATER/AL.

A Chamada Pública voltada para Mulheres Rurais em Territórios da Cidadania contemplará os municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água do Casado, Pariconha e Piranhas.  O projeto capacitará mulheres nos processos produtivos de alimentos, bens e serviços, buscando superar as desigualdades. Serão assistidas 240 mulheres nos princípios agroecologicos, economia feminista, relações de gênero, políticas públicas sociais e apoio a produção e comercialização.

Deixe o seu comentário