10/02/2014 14h11

Educação infantil: Maceió ganhará 17 novas creches em 2014

Os investimentos são de R$ 17 milhões do Governo Federal com contrapartida do município.

Creche em construção no bairro do Cambona

Com as obras aceleradas, as 17 creches que estão sendo construídas em Maceió com recursos do PróInfância, do Governo Federal, devem garantir mais de duas  mil vagas para alunos de 0 a 05 anos. Segundo a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, até o final do primeiro semestre de 2014 nove unidades serão entregues à população.

“Cada creche seguirá um padrão estrutural de arquitetura com salas, pátio amplo, biblioteca, sala multimeios, cozinha e banheiros com louças infantis. Tudo planejado para assegurar o desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes”, ressaltou Ana Dayse.

As obras das creches fazem parte do pacote de medidas estruturantes adotada pelo prefeito Rui Palmeira. Os investimentos são de R$ 17 milhões do Governo Federal com contrapartida do município.

“São obras que mudam a realidade da educação infantil, de mães e pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. Isso ainda não atende à demanda, mas temos a perspectiva de alcançar a construção de 60 creches ao todo”, disse o prefeito.

MEC acompanha evolução das obras

O ministro da Educação (MEC), José Henrique Paim, esteve em Maceió no último dia 24 e visitou a obra de uma das creches em andamento. Em alguns meses, 240 crianças com idades entre 0 e 05 anos começarão a ser atendidas pela nova unidade.

“Essa etapa da educação infantil é fundamental para que possamos avançar na qualidade da formação. As crianças que frequentam a creche e a pré-escola têm mais chances de evoluir na educação básica e na formação”, disse Paim.

PróInfância

O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PróInfância) foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2006. O objetivo do programa é o aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu respectivo aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados.

TAGS:

Deixe o seu comentário