06/01/2014 12h08

Teo concluirá o mandato estimulado pelos bilhões de reais no caixa e pela entrega de muitas obras em 2014

Governador vai ficar até dezembro de 2014 e vai ser o ‘fiel’ da balança no jogo eleitoral de outubro próximo no Estado

Governador Teotonio Vilela Filho diz que 'vai ficar até dezembro de 2014'

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O governador Teotonio Vilela Filho fez um balanço da gestão em café da manhã promovido nesta segunda-feira, 06, no Palácio da República dos Palmares para os jornalistas. Destacou o investimento de R$ 5 bilhões na melhoria da infraestrutura e as inúmeras obras que deverão ser entregues até dezembro de 2014. Inclusive, a conclusão da maioria dos projetos do poder público e da iniciativa privada [inauguração de várias indústrias e a instalação definitiva do Enor - Estaleiro do Nordeste] somado aos milhões de dólares de recursos advindos do Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contribuíram decisivamente para a surpreendente decisão política anunciada hoje de que “não é candidato nas próximas eleições e permanece até o fim à frente do governo que teve início em 01 de janeiro de 2007 e se encerra em 31 de dezembro de 2014.

Chamou a atenção para o momento que o Estado de Alagoas está vivendo: ” uma revolução silenciosa” de caráter positivo que está ajudando a transformar e impulsionar esse estado economicamente e socialmente. Basta ver as obras executadas como a construção de 30 mil imóveis e o saneamento de 35% da cidade de Maceió. Ainda citou as obras rodoviárias de interligação entre as cidades e o avanço nas obras da adutoras do Agreste, Mineradora Vale Verde e Bacia Leiteira.

Na área de abastecimento de água, sobressai-se a construção do Canal do Sertão, que tem 35 km em pleno funcionamento, com uma vazão de 30 m³/s. Essa obra construída com apoio do Governo Federal já alcançou o km 65.

No tocante aos empreendimentos industriais, ele enumerou a Bauducco (Rio Largo), Tomé-Ferrostal (Porto de Jaraguá), Jaraguá Equipamentos Industriais, nova planta de PVC da Braskem (Marechal Deodoro) entre outros.  Nos próximos dias, será inaugurada a fábrica da Tigre.

Na área social, o governador falou sobre a aplicação de recursos nos hospitais públicos como a melhoria do Hospital de Emergência e a ampliação do Hospital de Emergência de Arapiraca e o funcionamento do Hospital de Santana do Ipanema além da construção de Unidades Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital Metropolitano de Maceió. Este último será construído no bairro do Tabuleiro dos Martins.

Também falou sobre a reforma de 200 escolas e a construção de novas 60 unidades de ensino, e a distribuição de ipads para os professores da rede estadual.

No campo, 130 mil agricultores foram beneficiados com ações do Governo do Estado como a distribuição de sementes e o apoio imprescindível à aquisição do leite juntos aos pequenos produtores rurais. Teo Vilela Filho ainda ressaltou a política agropecuária que tirou o Estado da zona de risco desconhecido da aftosa, beneficiando todo o setor rural produtivo.

E concluiu o balanço da gestão ressaltando as conquistas no setor do turismo. Nos últimos sete anos, novos hotéis e novas pousadas foram abertas devido ao crescente número de turistas que procuraram o destino Alagoas como opção de lazer e diversão. As festividades do revéillon, com a cidade de Maceió cheio de turistas e a população alegre, retratam o momento por que passa o Estado.

 

 

Deixe o seu comentário