10/01/2014 16h58

Prefeito Rui Palmeira participa do trabalho de inovação na limpeza de praia com tecnologia alemã

Inicialmente, o trabalho vai se concentrar no trecho da orla de Pajuçara a Ponta Verde

Praia da Ponta Verde passa por processo de limpeza

O prefeito Rui Palmeira vistoriou, na manhã desta sexta-feira (10), o trabalho de uma máquina que realiza limpeza de praia com tecnologia alemã acoplada a um trator que vai retirar o lixo na praia da capital. O serviço é uma promoção da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Inicialmente, o trabalho vai se concentrar no trecho da orla de Pajuçara a Ponta Verde.  Comprovada a eficiência, o serviço vai se estender para as demais praias.

“As praias que serão limpas fazem parte do projeto de reordenamento da orla. Além de garantir a limpeza, é mais um indicativo para os maceioenses e turistas que estamos cuidando da cidade. Também precisamos que a população e os visitantes que estão em Maceió sejam sensíveis e não poluam as praias”, disse o prefeito.

Acompanhado do titular da Slum, Gustavo Novaes, e da secretária municipal de Promoção ao Turismo, Cláudia Pessôa, Rui verificou o funcionamento da máquina Beach Tech 2000. Capaz de recolher lixo até 30 centímetros de profundidade, a limpadora possui capacidade de armazenar um metro cúbico e meio de resíduos e, de acordo com o fabricante, tem o recurso de higienizar a areia da praia por completo após três meses de utilização.

“O equipamento tem um diferencial: além da limpeza de materiais grandes, ele faz todo um revolvimento da areia, um peneiramento e uma separação dos resíduos. A areia retorna para a praia, sendo recolhidos apenas os resíduos que se encontram ali depositados”, explica Gustavo Novaes, superintendente da Slum.

De acordo com a secretária Cláudia Pessôa, o trabalho conjunto das secretarias e superintendências municipais é essencial para conservar os espaços públicos de Maceió. “A praia é um espaço que o maceioense frequenta o ano todo. É um benefício para a população, para turistas e principalmente para a cidade”, destacou ela.

Num primeiro momento, a Slum iniciará a atuação em determinados trechos da praia de Pajuçara e Ponta Verde. “Fizemos um contrato de locação de dois meses. Vamos ver como ele se comporta neste período. Tudo dando certo, iremos investir num equipamento de maior porte para atendimento exclusivo em nossas praias”, assegura o gestor.

Na avaliação do superintendente, o equipamento utilizado até então – mais eficiente em praias com faixas de areia secas e niveladas – não é adequado para os tipos de praia encontrados em Maceió. “A nossa característica é de praias curtas e diariamente banhadas. Ela tem uma densidade um pouco maior que não é a densidade ideal para o equipamento atual”, esclarece Novaes. “Pelo que pudemos observar em outras atuações fora do País, este equipamento vai atender às características de nossas praias”, declarou.

Deixe o seu comentário