30/01/2014 8h25

Governo discute viabilização dos Polos Agrolimentares de Arapiraca e Batalha

Reunião realizada na última quarta-feira (29) definiu diretrizes dos dois centros

Reunião do secretário Luiz Otávio Gomes com equipe a viabilidade dos polos agrotecnológicos

Rafael Maynart

A definição das diretrizes para a viabilização dos Polos Tecnológicos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (29), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande). Com representantes do Governo de Alagoas e do Sebrae, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico Luiz Otavio Gomes, tratou sobre os dois projetos, que serão desenvolvidos através de um convênio firmado com Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), no valor de R$ 2,4 milhões.

Os polos servirão como bases tecnológicas e de pesquisas para o desenvolvimento e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Em Arapiraca, as atividades serão destinadas para o setor agroalimentar da região Agreste, especialmente para a produção de mandioca, hortaliças e para a fruticultura. A iniciativa também visa o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), com o apoio tecnológico e incentivando a cultura da inovação, tornando-os mais competitivos.

O Polo de Arapiraca ainda contará com dois núcleos, um voltado para certificação e outro para processamento de alimentos; uma unidade de processamento de mandioca; uma cozinha semi-industrial, além de dois laboratórios, um físico-químico, e outro de bromatologia.

Já no município de Batalha, o Polo Agroalimentar vai prestar serviços tecnológicos, desenvolver e transferir tecnologia para o setor produtivo do leite e derivados, principal cadeia produtiva da região.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou os resultados que o estado poderá alcançar com a implantação dos Polos e falou sobre a participação da Seplande no projeto, que contará com a coordenação das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Seplande trabalhará como intermediadora do projeto, contribuindo para a implantação dos Polos, que, sem dúvida, contemplam nossa política de desconcentração de investimentos e vai promover o desenvolvimento econômico nessas regiões”, explica.

Deixe o seu comentário