14/01/2014 10h33

Governo de Alagoas e Grupo Synergy antecipam debate sobre o impacto social do Estaleiro do Nordeste

Ibama já analisa as mais de 650 páginas do memorial descritivo entregues em dezembro de 2013

Secretário Luiz Otávio Gomes comanda reunião com representantes do Grupo Synergy, do Estado e da Prefeitura Municipal de Coruripe

 

Secom/AL

Cinco anos depois do início das negociações para a instalação de um estaleiro em Alagoas, o projeto do Enor – Estaleiro do Nordeste já se encontra em fase final para a sua concretização em Miaí de Cima, no município de Coruripe. Enquanto o Ibama já analisa as mais de 650 páginas do memorial descritivo entregues em dezembro de 2013, o Grupo Synergy e o Governo de Alagoas iniciaram, nesta segunda-feira (13), reuniões com grupos de trabalho para tratar das ações envolvendo questões sociais para o entorno do empreendimento.

As discussões se estenderão até esta terça-feira (14) e contam com a participação de representantes da Acquaplan, empresa responsável pela concepção dos projetos de impactos ambientas, da prefeitura de Coruripe e de diversos órgãos e instituições do Estado envolvidos no projeto. Ao longo dos encontros, serão tratados assuntos como segurança pública, educação, habitação, saneamento básico, saúde, infraestrutura, entre outras áreas prioritárias.

O diretor do Enor, Mac Welber, explica que com a profundidade das análises realizadas em áreas voltadas para as questões ambientais, o Ibama solicita também um acerto das questões sociais, tão importantes quanto as adiantadas nos relatórios anteriores. “Assumimos o compromisso com o Ibama, ao entregar a última leva de documentos exigida, de criar novos grupos para lidar com essas outras ações”, explica.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a tentativa de instalação do empreendimento passou por verdadeiros testes em todos esses anos, e o fato da proposta encontrar-se ainda de pé demonstra a magnitude do projeto. “Tantos impasses vencidos nos trazem a certeza de que teremos um Estaleiro diferenciado. O Enor será o maior estaleiro do Brasil, tanto na sua estrutura como em sua capacidade tecnológica. Estamos preparando o melhor”, disse.

A iniciativa funciona como uma garantia para o Ibama de que tudo será realmente feito. “Estamos muito perto de conseguir terminar essa jornada, e sem responder essas perguntas ao Ibama encontraremos dificuldades para uma afirmativa por parte do órgão, por isso mobilizamos todas as equipes envolvidas dentro do Estado. Entendemos que é nosso papel o de provocar essas ações”, disse Welber.

TAGS:

Deixe o seu comentário