10/01/2014 8h23

Emater busca recursos para construção de nova sede

Estrutura prevê prédio voltado para a sustentabilidade e uma biblioteca especializada para o setor produtivo

Reunião de gestores da Secretaria de Agricultura com o secretário Luiz Otávio Gomes

Lívia Vasconcelos

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes discutiu, nesta quinta-feira (09), um possível aporte de recursos provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) na construção de uma nova sede da Emater. A presidente do órgão, Inês Pacheco, apresentou o projeto arquitetônico e tomou conhecimento do repasse desses investimentos.

Segundo Inês Pacheco, a entrega de uma nova sede na capital, integrada com o corpo técnico do instituto,  com uma biblioteca especializada e um laboratório avançado, seria mais um grande passo para o desenvolvimento do segmento em Alagoas.

“Dentro de um estado que depende tanto da agricultura para a sua subsistência, a falta de atuação da Emater junto a esse público era uma triste realidade. Agora, em nossa reestruturação, precisamos encorpar tanto as nossas capacidades quanto a nossa articulação, seja com os produtores ou com a própria Universidade”, declarou.

De acordo com a presidente, o projeto do novo prédio trabalha em si questões de sustentabilidade, além do conceito de construção coletiva, fundamental para a sua interação com a sociedade em geral. Ela reafirmou ainda  o compromisso da instituição em catalogar pesquisas e outros materiais existentes na biblioteca atual, carente de revitalização. “Tivemos a preocupação de montar uma estruturar especial focada na disponibilidade consciente, e pronta para receber a sociedade.”, concluiu.

O secretário Luiz Otavio Gomes explicou, junto a sua equipe, como funciona a disponibilidade dos recursos e o que é preciso para estar apto a recebê-los. Segundo ele, todos os órgãos do Estado podem se candidatar a receber esses recursos.

“A utilidade do Proinveste é a sua rápida designação. Diante disso, é necessário que todo o cronograma seja traçado junto à Unidade Gestora de Recursos Financeiros da Seplande, e que seja cumprido, pois o processo licitatório demanda alguns meses que podem ser preciosos para a realização do projeto. Como coordenadores desses processos, faremos o que for possível para garantir a sua agilidade”, declarou o secretário.

Dentro dos próximos dias, a equipe da Emater deve estabelecer prazos, verificar questões legais de instalação e acordar a atual situação dos recursos com os responsáveis pelo Proinveste.

O Proinveste - Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Desenvolvimento Econômico (Seplande) através da Unidade Gestora de Recursos Financeiros, o Proinveste é articulado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e tem como objetivo aumentar a capacidade de investimento dos Estados e do Distrito Federal para viabilização de despesa de capital. Em 2013, muitos projetos foram colocados em prática graças a esses recursos, como a Unidade Prisional do Agreste, instalada no município de Craíbas, que gerou 800 vagas novas vagas para reeducandos no Estado.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário