23/01/2014 13h12

Congressos internacionais confirmados para 2014 vão atrair 12.800 pessoas e injetar US$ 15 mi em Maceió

MC&VB apoia diversos eventos e conta com a revitalização do Centro de Convenções para crescimento do segmento

Piscina natural, na bela praia de Pajuçara, é apenas um retrato do que a capital alagoana oferece aos visitantes

Fernanda Tognon/Assessoria

Que Alagoas é um estado que recebe cada vez mais turistas durante todo o ano e que possui as praias mais bonitas do país, não é novidade, mas o estado vem se destacando também no segmento de eventos. E a expectativa é ainda melhor para a captação nos próximos anos, com a climatização e ampliação do Centro de Convenções de Maceió. O trabalho que vem sendo realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau, juntamente com seus parceiros, como SETUR-AL, SEBRAE-AL, Semptur e associados, coloca Alagoas na rota dos eventos de médio e grande portes.

O ano de 2014 mal começou, mas o estado já está repleto de eventos apoiados pelo MC&VB, que acontecerão ao longo do ano. Até o momento, são 18 eventos confirmados para 2014, que atrairão cerca de 12.800 participantes, deixando na economia local cerca de 15 milhões de dólares, entre passagens, hospedagem, alimentação e passeios.

Dentre eles, estão eventos internacionais, como o III Congresso Cendovascular Internacional, que acontecerá dias 14 e 15 de fevereiro, no Hotel Jatiúca, e o V Encontro Internacional de História Colonial, que será realizado em setembro e espera receber um público de 1.000 pessoas.

Entre os apoiados, estão grandes eventos nacionais, como o Encontro Brasileiro dos Administradores e Acadêmicos de Administração – EBA e o 15° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, que trarão, respectivamente, 1.500 e 1.600 turistas para Alagoas.

A superintendente do Maceió Convention, Tariana Caralho, afirma que os próximos anos são ainda mais promissores. “Graças ao crescimento no segmento e parcerias entre os setores público e privado, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso irá sofrer um processo de reforma e climatização, que devem ficar prontos até o final do ano. Isso fará toda a diferença”, destaca.

Com a revitalização do Centro de Convenções, o segmento tende a crescer ainda mais no estado, trazendo mais turistas e aumentando a competitividade e a busca por Alagoas como destino de negócios e eventos.

“Já demos início a obra de climatização e adaptação do Centro, isso inclui a estruturação de um auditório para 1.200 pessoas. Teremos um posicionamento real do término após licitação do projeto de elétrica que está sendo licitado. Por ser uma obra muito complexa e com muitos projetos complementares, o andamento das etapas depende diretamente da execução de todos, mas nossa expectativa é final de 2014 , já que essa é a prioridade da Secretária de Estado do Turismo”, explica a secretária de turismo de Alagoas, Danielle Novis.

Paralelo à obra de climatização, a Secretaria de Estado do Turismo conseguiu incluir o Centro de Convenções no PAC Turismo e, em dezembro de 2013, entregou o projeto de ampliação do Centro de Convenções. A estimativa de entregar projetos complementares até março de 2014 e posterior isso iniciar licitação, segundo dados da SETUR-AL. 

Deixe o seu comentário