30/12/2013 10h02

Governo do Estado entrega de mais de 4 mil títulos de terras para agricultores

Entrega de títulos faz parte do Programa de Regularização Fundiária dos Núcleos Fundiários de Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia

Vice-governador entrega 4 mil títulos de terras para agricultores do sertão e agreste

O Governo do Estado iniciou nesta sexta-feira (27), em Arapiraca, a entrega de mais de 4 mil títulos de terras para agricultores do Sertão e Agreste do Estado, que fazem parte do Programa de Regularização Fundiária dos Núcleos Fundiários de Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Até o fim de 2014, a meta do Governo do Estado é beneficiar mais de 30 mil agricultores, que além da posse de terra, com título nominal, ainda terão acesso às políticas públicas do Governo Federal, como aquisição de crédito a juros baixos e aposentadoria do INSS. O governador Teotonio Vilela já enviou a Assembleia Legislativa o projeto para garantir isenção das despesas para a documentação de todos os proprietários.

De acordo com o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Alan Balbino, a entrega dos títulos vai beneficiar o pequeno produtor rural. “O Governo do Estado está colocando nas mãos desses produtores não só um título, mas dignidade e condições de trabalho”, afirmou Balbino.

Durante a solenidade, realizada no Clube dos Fumicultores ,foi lançado o calendário de entrega dos próximos títulos, que será feita continuamente até o final de 2014. Simbolicamente, 5 pessoas dos municípios de Girau do Ponciano, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Craíbas e Lagoa da Canoa, receberam seus títulos das mãos do vice-governador.

“Não temos um governo voltado apenas para os grandes, mas também para os pequenos produtores. Foram diversos governos que passaram para finalmente, hoje, conseguirmos entregar esses títulos de terra. Mas não adianta ter títulos, se não há condições de trabalhar naquela terra. Agora, vocês poderão contar com diversos recursos econômicos para melhorar a produção. Estamos trabalhando com amor e dedicação para o pequeno produtor rural”, afirmou Nonô.

Além dos mais de 4 mil anunciados, o Estado ainda entregará mais 797 títulos de posse de terra nos municípios de Pindoba e Paulo Jacinto. Ao todo serão mais de 5 mil títulos, tornando o governador Teotonio Vilela Filho o maior regularizador de terras da história do Estado.

Um dos beneficiados, Domiciano Faustino da Silva, disse que para ele é muito importante esse título, que levou quase 30 anos para chegar em suas mãos. “Vivo da roça e estou muito agradecido por finalmente ter conseguido o documento que garante meu pedaço de terra. Agora tenho certeza que minha produção vai melhorar muito”, disse Domiciano.

Também participou da solenidade o secretário de Articulação Social, Rogério Teófilo.

Deixe o seu comentário