16/12/2013 9h42

Cooperativas de Crédito de Alagoas buscam experiências na Espanha

Representantes das instituições acompanham missão técnica realizada pela Desenvolve e Aecid em Madrid

Missão alagoana visita projeto na Espanha

Com o objetivo de conhecer boas práticas na atuação com microfinanças, representantes das cooperativas de Crédito Rural do Sertão Alagoano (Cocreal) e de Crédito Rural do Agreste Central de Alagoas (Coopcral) participaram, ao longo desta semana, de uma missão técnica na Espanha. A ação foi proporcionada pela Desenvolve – Agência de Fomento, que realizou uma série de visitas às instituições de desenvolvimento de Madrid.

A missão técnica, realizada em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), visa conhecer boas práticas de agências de desenvolvimento local que atuam com programas de fomento e cooperativas de crédito que auxiliam no fortalecimento econômico territorial.

Segundo o presidente da CocrealManoel Newton, as visitas as cooperativas de crédito de Madrid foi de extrema importância para conhecer novas formas de trabalhar com as microfinanças. “As instituições espanholas são muito maiores que as nossas, porém atuam de forma semelhante. Iremos aproveitar estas experiências que aqui adquirimos para aplicar nas dimensões dos nossos trabalhos”, enfatizou.

Em Madrid, são aproximadamente 65 cooperativas de crédito que atuam a favor do desenvolvimento local. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, conhecer um pouco destas instituições foi fundamental para aprimorar os trabalhos da Agência de Fomento de Alagoas.

“Apesar das dimensões serem diferentes, temos produtos semelhantes aos desenvolvidos aqui na Espanha. Vamos nos apropriar dos detalhes técnicos para que possamos aplicar no trabalho que realizamos pensando no desenvolvimento contínuo de Alagoas”, destacou Fábio Leão.

Apoio às Microfinanças

As cooperativas que participaram da missão na Espanha fazem parte do Programa de Fortalecimento das Microfinanças de Alagoas, que busca apoiar as organizações de microcrédito do Estado a ampliarem a sua oferta de crédito produtivo para empreendimentos que não são atendidos pelo sistema bancário tradicional.

Além dela, participam do programa a Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Coopeagre) e o Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf).

Para a coordenador da Microfinanças da Desenvolve, Josinete Cabral, que acompanhou as instituições nas visitas em Madrid, o conhecimento adquirido durante a missão técnica será repassado para as outras instituições do programa e demais aglomerados produtivos que atuam com microfinanças em Alagoas.

O projeto

A missão da instituição na Espanha faz parte do cronograma de consolidação do modelo institucional da Desenvolve compõe uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a Aecid.

“Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo”, enfatizou a analista de Projetos responsável pelo programa da Desenvolve, Cintia Silver.

As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, Aecid, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

Deixe o seu comentário