28/11/2013 10h03

Secretaria de Saúde notifica 432 novos casos de HIV até outubro

116 casos de pessoas foram diagnosticadas com AIDS

Saúde realiza testes de diagnóstico de DST/Aids

A Coordenação do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) notificou somente este ano, 432 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV. Nas unidades de saúde da capital, de janeiro a outubro de 2013 foram diagnosticados 116 casos de pessoas com Aids. “Uma pessoa diagnosticada com o vírus HIV faz tratamento e leva uma vida dentro dos padrões normais. A diferença daquele que nunca fez o teste é que possa ter o vírus, não desenvolver a doença, mas transmitir o vírus pelos meios já conhecidos (agulhas compartilhas, transfusão de sangue e relação sexual)”, adverte a coordenadora do Programa, Sandra Gomes.

Nos últimos 27 anos, Maceió registrou 2.951 casos de Aids, dos quais 2.014 no sexo masculino e 937 no sexo feminino. A faixa etária mais acometida é de 20 a 34 anos de idade, o que pode indicar que a infecção pelo HIV ocorreu na fase adulta jovem ou na adolescência.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1° de dezembro. A campanha do Ministério da Saúde deste ano, com o slogan – “Para Viver Melhor, é Preciso Saber”- enfatiza e incentiva, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajuda as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Teste Rápido

Das mais de 50 Unidades de Saúde da Família (USF) existentes na capital, trinta e duas já dispõe de recursos para fazer o teste rápido, capaz de diagnosticar em 15 minutos, através da amostra do sangue, se a pessoa tem o vírus da Aids, Hepatite B e Sífilis. “Todas as pessoas contaminadas com o vírus de uma dessas três doenças podem se submeter a tratamento. Por conta disso é fundamental fazer o teste rápido para se tratar e não transmitir o vírus a terceiros”, reitera Sandra Gomes.

Durante essa semana e até o final da próxima, dia 05 de dezembro, as unidades de Saúde do município estarão intensificando suas ações de prevenção com salas de espera e palestras educativas, por ocasião da passagem do dia Mundial de Combate à Aids, organizado pela equipe do Programa DST/Aids da SMS.

As unidades de Saúde que fazem o teste rápido em Maceió são: 1º Distrito – Unidade de Saúde da Família do Reginaldo e PAM Salgadinho; 2º Distrito – PAM Dique Estrada, USF Caic do Virgem dos Pobres, Unidade de Saúde da Família Jardim São Francisco (Vila Brejal), Unidade de Saúde Hélvio Auto, e Unidade de Saúde Roland Simões; 3º Distrito – USF São Jose, no Canaã, 4º Distrito – PAM Bebedouro e USF Edvaldo Silva, em Rio Novo; 5º Distrito – USF José Tenório, USF João Paulo II, no Jacintinho, USF José Araújo Silva, no Jacintinho, e USF Paulo Leal, no Feitosa; 6º Distrito – USF Aliomar Lins, no Conjunto Bela Vista, USF Dídimo Otton Kummer, no Carminha, USF Hamilton Falcão, no Benedito Bentes I, USF Caic Benedito Bentes, e USF Robson Cavalcante, no Conjunto Freitas Neto; 7º Distrito: USF Ib Gatto, no Tabuleiro, USF Djalma Loureiro, no Clima Bom, USF Denisson Menezes, no Tabuleiro, USF João Macário, Tabuleiro, USF Tereza Barbosa, Eustáquio Gomes, USF José Pimentel Amorim, Salvador Lira; USF Galba Novaes, Tabuleiro, USF Village Campestre II, USF Graciliano Ramos, Tabuleiro, USF Rosane Collor, no Clima Bom, e USF Sérgio Quintella, Santa Lúcia; 8º Distrito – USF Dr. Jorge David Nasser, em Ipioca e USF Lourenço de Carvalho, em Riacho Doce.

TAGS:

Deixe o seu comentário