08/11/2013 8h38

Obras do Complexo Cultural Teatro Deodoro avançam

Obras devem ser entregues em fevereiro de 2014

Secretário Luiz Otavio Gomes visitou a construção, que deverá ser entregue em fevereiro de 2014

Lívia Vasconcelos e Graziella Fristcher

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, visitou, nesta quinta-feira (7), as obras do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Ao lado de Juarez Gomes de Barros, presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), o secretário acompanhou de perto a fase final das obras do projeto, que deve ser entregue à população em fevereiro de 2014. A iniciativa contou com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) para garantir sua celeridade.

“Fiquei satisfeito com o projeto, ele vai trazer condições para que os alagoanos tenham uma escola de primeiro nível em nosso estado, com condições de aprender o ofício das artes com tudo o que têm direito. A obra está bem avançada, e devemos isso à sensibilidade do governador Teotonio Vilela Filho,  que está sempre disposto a fomentar a cultura no nosso Estado, e não mede esforços para que projetos como esse consigam sair do papel”, declarou o secretário.

O projeto tem como objetivo compor um centro de cultura multifuncional, com espaços estratégicos para acomodar os corpos permanentes das orquestras de câmara, de baile e de companhias de teatro. Cursos e oficinas de artes, dentre outras ações de expressão artística e de qualificação profissional para a área de cultura também serão oferecidas. Além disso, a Galeria de Arte Miguel Torres, inclusa no projeto, vai proporcionar aos alagoanos a possibilidade de ver, em tempo real, óperas e diversos espetáculos que estejam acontecendo em partes do Brasil e do mundo.

De acordo com o presidente da Diteal, Juarez Gomes de Barros, a realização desse complexo representa muito para Alagoas, não só pelo seu alcance social, mas também pelo resgate da cultura no Estado.

“O complexo será uma escola para os alagoanos, onde poderemos ampliar o acesso e o consumo às criações culturais, especialmente ao público de menor poder aquisitivo. Provocar o contato de um jovem a uma aula de qualquer manifestação artística vai também despertar novos talentos e novas oportunidades para os alagoanos”, ressaltou Juarez Gomes de Barros durante a visita.

Deixe o seu comentário