05/11/2013 9h37

Geoalagoas discute produção de informações geográficas no setor público

Encontro vai reunir usuários, produtores e gestores da geoinformação em Aclagoas

I Geoalagoas

Henrique Pereira

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) irá promover, durante o encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), o I GEOALAGOAS – Encontro de Técnicos e Gestores da Geoinformação em Alagoas.

O evento está marcado para a próxima quarta-feira (6), no Hotel Jatiúca. Lá, estarão reunidos representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, todos com atuação na área de estatística em todo território alagoano. O Anipes, por sua vez, se estende até o dia 8 de novembro.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o fato de Alagoas promover um evento como esse mostra a força do Estado no campo geoinformacional.  “A realização de encontros desta natureza em Alagoas premia os avanços recentes desenvolvidos pelo governo do Estado na questão que se refere a produção e disseminação de dados estatísticos e geográficos”, disse.

Serão realizadas palestras sobre o uso e produção de informações geográficas no setor público, e serão discutidas estratégias do uso destes geodados, além das questões importantes para o desenvolvimento e fortalecimento do setor na área governamental.

“É um encontro muito importante para o setor. Como é apenas a primeira edição, a participação foi muito restrita àqueles que são usuários e produtores da geoinformação no nosso estado. Mas para as próximas, estamos planejando fazer algo maior, envolvendo outros setores, principalmente a academia” explicou o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Robson Brandão.

Estarão presentes no Geoalagoas a Prefeitura de Maceió, o Ibama, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) explicando a questão da “Geoinformação para Análise Criminal”, além do IBGE com o tema “A Questão dos Limites Municipais em Alagoas”.

TAGS:

Deixe o seu comentário