02/10/2013 9h43

Unidade Móvel para ações itinerantes da Semas estará hoje no Fernão Velho

A ação itinerante – que acontece na Praça São José, no horário de 8h às 14h – visa atender a demanda da população usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Unidade Móvel facilita atendimento à população

A unidade móvel para ações itinerantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará nesta quarta-feira, dia 2, no bairro de Fernão Velho realizando atendimento para o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e recadastramento do Programa Bolsa Família.

A ação itinerante – que acontece na Praça São José, no horário de 8h às 14h – visa atender a demanda da população usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fernão velho.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, destaca que a ação itinerante é importante para dar mais oportunidade para a população realizar, principalmente, a atualização cadastral do Programa Bolsa Família, iniciado na segunda quinzena do mês de agosto. “As ações itinerantes fazem com que Maceió continue em destaque quanto a atualização cadastral do Bolsa Família. Este trabalho, que é o mesmo desenvolvido pela Semas no Projeto Bairro Vivo, fez com que o Município já conseguisse em um mês atender 30% dos beneficiários que precisam fazer o recadastramento até o dia 13 de dezembro”, destacou a secretária.

Para agilizar o atendimento, é importante que os interessados estejam com cópia e original dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento (caso possua) de todos os integrantes adultos da família; além da certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos. A certidão de nascimento também deve ser levada junto à declaração escolar, para os menores com idade entre sete e 17 anos. É preciso a declaração do Conselho Tutelar ou o termo de guarda para os responsáveis pelos menores.

Atualmente, 137.775 famílias inscritas no Cadastro Único em Maceió, sendo 91.371 delas inseridas no Programa Bolsa Família. Dentre os programas sociais que fazem parte do CadÚnico estão o Tarifa Social (que possibilita desconto ou isenção das taxas de água e energia), além Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Gestante mais Nutrida, Brasil Carinhoso e Minha Casa Minha Vida.

 

Deixe o seu comentário