21/10/2013 9h48

Turismo de eventos cresce em Maceió; expectativa é de a cidade receber 30 mil turistas até 2016

Capital alagoana aparece na lista das principais cidades mais procuradas pelas empresas organizadores de congressos

Capital alagoana continua sendo um dos destinos mais procurados

Belas praias, boa gastronomia e a hotelaria moderna  são os principais motivos para se apaixonar por Maceió, que já é um destino consolidado no turismo de sol e mar, mas o setor de eventos também vem crescendo na cidade. Segundo informação da superintendente do Maceió Convention & Visitors  Bureau (MC&VB), Tariana Carvalho, até 2016 já estão agendados mais de 30 eventos para Maceió.

“Nossa previsão de público é mais de 30 mil turistas de eventos movimentando a economia da cidade”, disse Tariana.

O turismo de eventos é um dos setores mais disputados pelo mercado, porque além de movimentar  52  segmentos da economia, também aumenta a taxa de ocupação da hotelaria na baixa temporada. O levantamento realizado pelo  Ministério do Turismo/Embratur  mostra que o gasto médio diário do turista de eventos é de cerca de US$ 285. Este valor envolve, principalmente, despesas com hospedagem, alimentação, deslocamento no destino e compras.

Para a secretaria municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Claudia Pessôa, a hotelaria alagoana também está investindo no turismo de eventos com salas de eventos no próprio empreendimento. “O hotel Jatiúca é um bom exemplo, recentemente investiu R$ 30 milhões em reforma e ampliação no Centro de Convenções. O hotel vai completar 35 anos no próximo ano, mas não parou no tempo, está se modernizando para acompanhar as tendências de mercado”, disse Claudia.

Tariana Carvalho compartilha da mesma opinião da secretaria da Semptur e acrescenta que além do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o maior equipamento para eventos, também há ótimos espaços nos hotéis da capital alagoana. “Considerando os eventos de médio e grande porte, Maceió oferece quatro opções de hotéis, todos de categoria cinco estrelas, garantindo um serviço de alta qualidade para os congressos. Além deste, temos atualmente outros hotéis mantenedores da entidade que comportam eventos de pequeno porte, de categorias variadas”, afirmou.

Para captar eventos, segundo Tariana, em primeiro lugar é necessário o interesse do profissional local para realizar o evento em nosso destino. “A sensibilização dos profissionais locais é hoje uma prioridade do Maceió Convention Bureau. Nosso trabalho é dar suporte aos profissionais que tem interesse em realizar eventos em Alagoas, auxiliando-o s na elaboração de estratégias de captação e convencimento do público votante que Maceió é a melhor opção para o evento”, destacou.

Nas ações do MC&VB  para captar eventos também estão incluídos a distribuição de material promocional do destino, confecção de brindes,  apresentação de defesa de candidatura, apoio às visitas de inspeção e reuniões com prestadores de serviços ligados ao setor de eventos.

A secretária Claudia Pêssoa ressaltou que o turista de evento tem um grande potencial de retornar à cidade. “O congressistas que vem para o evento sempre voltam  com a família. O turismo de eventos é um marketing positivo para o destino. As festas de réveillon são outro tipo de evento, de entretenimento, que atrai o turista para Maceió, além da geração de empregos temporários, a exemplo, dos músicos, garçons, setor de alimentos e bebidas, montagem de palco, entre outros”, frisou.

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