04/09/2013 8h11

Artesã alagoana expõe sua produção em Nova Iorque

Wendy e outras 14 artesãs, de 12 estados do Brasil, foram selecionadas por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanado (Abexa)

Wendy Barros participa de exposição na sede da Organização das Nações Unidas que busca promover a imagem do artesanato do exterior

 

O artesanato alagoano estará representado pelas peças da artesã Wendy Sherry Barros na exposição Mulher Artesã Brasileira, realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, entre os dias 09 e 20 de setembro. Integrante da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova (Coopeartban), Wendy e outras 14 artesãs, de 12 estados do Brasil, foram selecionadas por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanado (Abexa).

A exposição tem como objetivo promover a inserção do artesanato brasileiro no mercado internacional, compartilhar as experiências e resultados vivenciados pelas artesãs brasileiras, promovendo a cultura e a inclusão social. “A intenção é desvendar a alma de mulheres que alcançaram, na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social do lugar onde vivem”, alega Dyslene Teles, diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Durante os onze dias de evento, além do espaço destinado à exposição das peças, também acontecerá uma exposição de fotografia sobre artesãs brasileiras, uma conferência sobre o artesanato sustentável, o lançamento de um livro sobre a produção artesanal brasileira e a exibição de um documentário jornalístico com depoimentos das artesãs que terão suas peças expostas.

Wendy terá a oportunidade de expor suas peças, feitas com a técnica do bordado filé, para mais de 10 mil visitantes, entre chefes de estados e delegações que estarão participando do encontro da Assembleia Geral da ONU, além de celebridades e personalidades de todo o mundo.

“Não tem nada melhor do que ter a certeza da concretização de um sonho, receber o reconhecimento do trabalho que a gente faz com tanta dedicação e amor, junto à comunidade”, diz a artesã.


TAGS:

Deixe o seu comentário