14/08/2013 8h43

Prefeitura e Estado fecham parceria de R$ 6,1 milhões para ampliação de serviços de saúde no HU

Secretário de Saúde João Marcelo fala da relevância da parceria com o Hospital Universitário O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assinou na última terça-feira (13), o termo de cooperação com o Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para garantir melhorias na oferta de serviços de saúde no Hospital Universitário (HU). A solenidade [...]

Secretário de Saúde João Marcelo fala da relevância da parceria com o Hospital Universitário

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assinou na última terça-feira (13), o termo de cooperação com o Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para garantir melhorias na oferta de serviços de saúde no Hospital Universitário (HU).

A solenidade realizada no HU, contou com a presença do governador do estado, Teotonio Vilela Filho, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, os secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas; do município, João Marcelo Lyra, além do diretor do Hospital Universitário, Paulo Teixeira.

Ao assinar o termo que vai disponibilizar ações e serviços de melhoria de atenção à saúde, assim como o acompanhamento dos indicadores de gestão hospitalar, políticas públicas do SUS, de vigilância em saúde e de atividades educacionais e pesquisa, Rui destacou que os serviços beneficiarão não só os maceioenses, mas também os moradores da região metropolitana de Maceió.

“Não há doente municipal, estadual ou federal. Doente é doente. Todos precisam ter o atendimento garantido”, ressaltou Palmeira.

Recursos da ordem de R$ 6,1 milhões, oriundos da cooperação vão aumentar a oferta e a melhoria da atenção em especialidades como oncologia, oftalmologia, materno-infantil e radiodiagnóstico na capital.

Mensalmente, serão realizadas 258 biópsias, 326 tomografias, 166 ressonâncias magnéticas, 1.387 ultrassonografias e 231 cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidades. O documento prevê ainda a contratação de 134 profissionais. O instrumento estabelece a meta de disponibilizar, no Hospital Universitário (HU), 18 leitos de oncologia, sendo 10 de retaguarda para intercorrências de pacientes vindo do Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo o secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, a cooperação representa o empenho assumido pela gestão do prefeito Rui Palmeira. “O hospital é bem público e não estamos medindo esforços para que mais pessoas tenham acesso à saúde. Não é apenas uma ação de recuperação física e estrutural, é um retorno também para os profissionais que atendem ao mais diversos moradores, que vêem de diferentes bairros da capital”, revelou o secretário.

De acordo com o governador Teotonio Vilela, o Estado tem trabalhado para avançarna melhoria da saúde. “Estamos em dia com os municípios, repassando verbas dos projetos aos quais eles fazem parte, e esta parceria com o Hospital Universitário e a Ufal, chega para fortalecer o serviço de saúde da capital, prestando um serviço de melhor qualidade para a população”, destacou o governador.

O termo de cooperação foi desenvolvido em um curto espaço de tempo, visando acelerar a prstação dos serviços já para os pacientes. Conforme explicou Paulo Teixeira, diretor do HU, em menos de cinco meses o termo foi formatado. “Procuradoria da República, Ministério Público Estadual e a Procuradoria Municipal e MPE não mediram esforços para que a cooperação fosse firmada” revelou o diretor do HU.

TAGS:

Deixe o seu comentário