06/08/2013 9h28

Prefeitura de Maceió realiza segunda audiência pública para elaboração do PPA

Discussão ocorre na Escola Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, das 8h às 14h.

Sociedade maceioense participa do debate para elaboração do PPA

Nesta terça-feria, (06), a Prefeitura de Maceió realiza a segunda audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) em conjunto com os representantes da sociedade civil. Desta vez, a discussão ocorre na Escola Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, das 8h às 14h.

A programação é comandada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) e tem como objetivo debater, e estabelecer metas para a Administração Pública nos anos de 2014 a 2017.

O PPA Participativo teve a sua primeira audiência pública no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), na última sexta-feira, 02, em Cruz das Almas, contemplando os moradores daquela localidade até o bairro de Ipioca.

Transmissão pela internet

Todas as audiências estão sendo transmitidas em tempo real pelo portal da Prefeitura de Maceió. Para interagir e participar, basta se inscrever no hotsite do PPA. Quem acompanhar as sessões pode interagir com os outros internautas usando a hashtag #JuntosPorMaceió pelo Facebook e Twitter.

Nesta terça-feira, os moradores do Trapiche da Barra, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Barra e Centro terão a oportunidade de encaminhar suas demandas e solicitações de melhorias em ruas, avenidas e bairros.

De acordo com o diretor de Regiões Administrativas da Sempla, Jaílton Nicácio, a população é fundamental na busca por melhorias para os serviços públicos em Maceió. Nicácio explica que os técnicos das Secretarias de Finanças, Saúde, Infraestrutura e Assistência Social estão presentes na audiência pública.

Na avaliação do secretário Municipal de Planejamento, Manoel Messias, a gestão do prefeito Rui Palmeira mantém a política de dialogar com as comunidades, e por isso, o Plano Plurianual está sendo colocado ao público de maneira transparente e objetiva.

Cronograma

A programação das audiências públicas prevista pela Sempla segue até o final deste mês. As próximas discussões acontecerão no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, dia 9; no Colégio Bom Conselho, em Bebedouro, dia 13; na Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, dia 16; na Escola Professor Paulo Henrique Costa, no Benedito Bentes, dia 20; na Escola Jayme de Altavilla, na Santa Lúcia, dia 23; e Escola Estadual Virgílio de Campos, na Ponta da Terra, dia 30.

Entenda o PPA

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal. O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos.

No PPA devem constar detalhadamente os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo e produtos que precisam ser entregues à sociedade.

A Constituição Federal atesta que o Plano Plurianual tem como princípios básicos a identificação clara dos objetivos e prioridades do governo; identificação dos órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais; organização dos propósitos da administração pública em programas; integração com o orçamento; e transparência.

TAGS:

Deixe o seu comentário