05/08/2013 17h54

Estado entrega aos pescadores e a comunidade a nova balança de peixes da Pajuçara

Antigo prédio será demolido, e no espaço, será construída uma área de lazer

Nova balança do peixe da Pajuçara está totalmente moderna

Foram 32 anos de espera, muitas promessas e incertezas que, na manhã desta segunda-feira (5), se encerraram com a concretização de um sonho acalentado ao longo de mais de três décadas. Graças à iniciativa do Governo do Estado, os pescadores da balança de peixes da Pajuçara viram, o que muitos não mais acreditavam, se tornar real: receberam das mãos do governador Teotonio Vilela “a chave” do prédio onde já estão trabalhando.

Promessa feita pelo próprio governador aos pescadores ligados à Colônia Z-1, de Jaraguá durante uma de suas caminhadas pela orla. Teotonio inaugurou o prédio numa solenidade marcada pela emoção daqueles que serão os principais beneficiados, os pescadores e os próprios consumidores, que dispõem agora de um ambiente higienizado.

Nem mesmo a chuva caída durante a manhã, tirou o brilho da solenidade, que reuniu pescadores, seus representantes, secretários de Estado e do município, a imprensa, dirigentes de órgãos públicos, empresários, políticos, detentores de cargos eletivos, o governador Teotonio Vilela e o vice-prefeito Marcelo Palmeira, que representou o prefeito Rui Palmeira.

Em sua fala, a presidente da Federação Alagoana dos Pescadores, Maria Eliane destacou que o Estado possui 40 balanças e 41 mil pescadores. Disse que a luta agora é para que todas possam ser reformadas.

Empenho

A presidente da Colônia Z-1, Maria Aparecida da Silva, a Cida, destacou o momento como uma vitória. “Como pescadores e marisqueiros temos grande orgulho de estar aqui num espaço limpo e saudável como esse que o governador está nos entregando. A gente não poderia deixar de agradecer”, disse, ao citar o empenho do Estado e município e do secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, que foi encarregado pelo governador Teotonio Vilela de acompanhar e garantir todos os trâmites necessários para que a obra fosse entregue o mais rápido possível.

“Não podemos esquecer de jeito nenhum a luta e o empenho do secretário Claudionor Araújo, que vai para lá e para cá e consegue”, afirmou, referindo-se à ponte entre eles, pescadores, e o governador, assegurada pelo secretário.

Disse que de tantas promessas passadas, muitos pescadores não acreditavam mais na concretização do projeto. “Agradecemos a todos os pescadores que estão aqui. Tem muita gente pessimista que falava o seguinte: “Essa balança não sai. Eu dizia: sai. Quero dizer aos pessimistas de plantão que eles erraram. Dizer que é com trabalho, correndo atrás, mostrando dignidade que a gente constrói. Precisamos dos três governos juntos, federal, estadual e municipal. Com eles, conseguimos essa grande conquista, esse ambiente digno, com todas as condições de trabalho e higiene para nosso pescado ser comercializado”, ressaltou.

Maria Aparecida também agradeceu a instalação do telecentro. “Queremos agradecer também ao governador que prometeu e cumpriu. Instalou na Colônia Z-1 um Telecentro, que conta com seis turmas de pescadores e seus familiares. O Instituto de Tecnologia (Itec) tem sido nosso grande parceiro e graças a isso muitas pessoas já conseguiram emprego”, ressaltou.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também falou da importância da inauguração da balança, em um Estado onde a pesca é destaque na economia. “É com muito orgulho que estamos inaugurando essa balança, que mais parece um mercado do peixe. O Governo do Estado mostra que faz e fará muito mais pelos pescadores e que, quando se tem vontade e disposição, é possível sim realizar, como está fazendo cada vez mais pelos alagoanos”, afirmou.

O termo de doação do prédio e os equipamentos nele existentes para a Colônia de Pescadores Z-1, foi assinado pelo secretário Claudionor Araújo, pela presidente da Federação Alagoana dos Pescadores, Maria Eliene e teve como testemunhas, o governador Teotonio Vilela e o vice-prefeito Marcelo Palmeira. Durante o ato solene, Teotonio Vilela fez questão de agradecer ao secretário Claudionor Araújo pelo empenho.

“Quero aqui agradecer ao Claudionor Araújo que articulou para que a construção dessa balança fosse concluída o mais rápido possível, assim como tem feito com todas as representações de entidades com as quais lida, como movimentos agrários, sociais, sindicais, entre outros”, disse Teotonio Vilela.

O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, falou da importância de se fortalecer os pontos de venda de pescado em Alagoas.“Toda e qualquer forma de desenvolver o consumo do pescado em nosso Estado, é muito válido. Os pescadores precisam de um agradável ambiente de trabalho. Ainda mais um ponto de venda de suma importância para os maceioenses.Um pleito de 32 anos que foi atendido pelo governador Teotonio Vilela. Nós enquanto governo, nos dividimos na responsabilidade de estruturá-la e entramos com a aquisição dos freezers”.

Área de lazer

O antigo prédio, ao lado da nova balança, cuja estrutura está totalmente comprometida, será demolido e em seu lugar construído um espaço de lazer. Fundada em 1921, a Colônia Z-1 abriga 205 pescadores, 145 jangadeiros. e cadastro 1.460 pessoas, entre pescadores e marisqueiros.

Abrange os bairros de Jaraguá, Pajuçara e Jatiúca, estendendo-se até o limite com o município de Paripueira. Além da nova balança de peixe, a Z-1 tem em seu patrimônio a Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos, que nesta manhã fez uma apresentação para o público presente à inauguração, e um Centro de Informática (Telecentro), cujos equipamentos foram doados pelo Governo do Estado à entidade.

Deixe o seu comentário