09/07/2013 8h38

Slum inaugura coleta e promove educação ambiental na Grota Bom Jesus

Gestões municipais passadas não atenderam a comunidade com a coleta de lixo

Coleta de lixo nas ruas da capital

O crescimento urbano desordenado pode acarretar na ocupação de irregular de áreas de risco. É o caso da Grota Bom Jesus, uma pequena comunidade situada na parte baixa baixo de um vale, às margens de um córrego, na região limítrofe entre o conjunto Henrique Equelman e o Benedito Bentes.

Por lá, as gestões municipais passadas não atenderam a comunidade com a coleta de lixo. A partir de hoje, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) inaugura a coleta regular na localidade, tanto com o caminhão – que passará as terças, quintas e sábados pela manhã – quanto com um gari comunitário para facilitar o recolhimento em pontos de difícil acesso.

Junto ao início da coleta haverá uma operação de limpeza para retirar o material acumulado ao longo dos últimos dias. Até então, os resíduos gerados pelos moradores da comunidade eram descartados de modo irregular ao longo do vale, em terrenos e até mesmo no leito do riacho. Em outros casos, o lixo era amontoado em pequenas porções e então queimado.

Na manhã de hoje, uma equipe com agentes ambientais da Slum visitou a Grota Bom Jesus para informar a novidade e orientar os moradores sobre os riscos de acumular lixo em casa e os procedimentos corretos de acondicionamento.

“Nós estamos aqui hoje para informar que a coleta vai ser regular e pedir para os moradores não jogar o lixo desordenadamente, já que por aqui passam riacho que desemboca na orla de Maceió”, explicou Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da Slum. “Informamos que o lixo pode provocar doenças. Em breve, vamos fazer o retorno para ver o resultado.

Com uma média de 50 residências, a comunidade aprovou a ação e muitos moradores já garantiram o engajamento para contribuir com a nova forma de tratar o lixo.

TAGS:

Deixe o seu comentário