12/07/2013 10h14

Prefeito Rui Palmeira entrega Mercado de Artesanato reestruturado e com pintura nova

Tintas Coral e Casas Jardim foram empresas parceiras da recuperação do Mercado de Artesanato

Mercado de Artesanato totalmente recuperado

Quem frequenta o Mercado do Artesanato já pode observar mudanças. O tradicional estabelecimento passa por obras de melhoria. Nesta sexta-feira, dia 12, às 9h, a nova pintura do mercado será entregue, em evento que contará com a presença do prefeito Rui Palmeira, do vice-prefeito Marcelo Palmeira, da secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, diretores da Tintas Coral e da Casas Jardim – empresas que atuam em parceria em Alagoas –, secretários, vereadores, entre outras autoridades.

A revitalização da pintura do Mercado do Artesanato, que ganhou cores mais vivas na fachada e no interior, é resultado do projeto “Tudo de Cor Para Você”, da Tintas Coral. A empresa firmou parceria com a Prefeitura de Maceió, através da Semtabes, com o objetivo de dar novas cores ao mercado, que conta com 281 boxes, onde artesãos vendem seus trabalhos em couro, madeira, barro, renda, bordado, palha, cerâmica, entre outros.

É possível encontrar, no local, artesãos fabricando os artigos que comercializam. Em alguns casos, o cliente pode encomendar determinados trabalhos, de acordo com o próprio gosto. A criatividade é uma constante no boxes deste mercado, tradicional referência da cultura alagoana. Com a revitalização da pintura, a expectativa é aumentar o número de visitantes ao estabelecimento, que fica no Parque Rio Branco, na Levada, próximo ao Mercado da Produção.

A secretária Solange Jurema destaca a importância do estabelecimento para Maceió. “O Mercado do Artesanato tem um papel ímpar na história da nossa cultura e da nossa economia. Os artesãos fabricam seus produtos no local”, diz.

“É um mercado não só visitado por turistas, mas, também, por pessoas da terra, que buscam algo diferente para decorar suas casas, seus negócios. Essa renovação do Mercado do Artesanato mostra o compromisso da gestão do prefeito Rui Palmeira com o artesanato, a cultura e a geração de renda em Maceió”, acrescenta a secretária.

Sobre o “Tudo de cor para você”

O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o início do projeto, mais de 490 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3000 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas.

O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.300 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Deixe o seu comentário