11/07/2013 14h02

Fundação Getúlio Vargas faz estudo de competitividade do turismo em Maceió

Estudo é uma realização do Ministério do Turismo, Sebrae e FGV com total apoio da Secretaria Municipal de Turismo

Maceió continua sendo a capital nordestina preferida dos turistas brasileiros

“Maceió é uma cidade linda, tem orla urbanizada e boa rede hoteleira”, disse a consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Camilla Paranhos Rezende, que está em Maceió realizando o “Estudo de Competitividade dos 65 destinos Indutores do Turismo”. A perquisa pretende definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.

Durante cinco dias a consultora da FGV, Camilla Paranhos, visitou equipamentos e pontos turísticos e entrevistou gestores públicos e entidades ligadas ao setor de turismo.  “Nesse estudo analisamos a infraestrutura, acesso, serviços, atrativos turísticos, capacidade empresarial, políticas públicas, economia local, aspectos ambientais e sociais, cultura, cooperação regional e marketing promocional. Com estas dimensões temos paramentos das deficiências e boas práticas”, disse Camilla.

Para a secretária Municipal de Promoção de Turismo (Semptur), Claudia Pessôa, o estudo é um documento de referência que mostra o desenvolvimento do turismo de Maceió ao longo dos anos.

“Com este estudo também serve de subsidio para planejarmos as ações na infraestrutura, no marketing, na qualificação profissional, na preservação dos atrativos naturais e culturais realizadas pelo setor publico, privado e terceiro setor. Maceió é um destino indutor e cada ano se supera na sua competitividade. Na gestão do prefeito Rui Palmeira tem como prioridade o turismo para o desenvolvimento econômico da cidade”, disse secretária da Semptur.

O estudo é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O material final será divulgado em dezembro e qualquer cidadão pode ter acesso ao estudo no site do Ministério do Turismo.

TAGS:

Deixe o seu comentário