22/07/2013 8h32

Balança de peixe da Pajuçara incrementa turismo em Alagoas

Inauguração está agendada para esta segunda-feira, 22; Obra é do Governo de Alagoas

Balança de peixe passará por reestruturação

Um dos cartões postais mais conhecidos do Estado, a praia da Pajuçara, ganhará um novo Mercado de Peixes. A entrega, do Governo de Alagoas, promete beneficiar a atividade turística e está agendada para a próxima segunda-feira, 22.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a construção e readequação do Mercado de Peixe vai valorizar a orla marítima, além de oferecer de forma mais organizada ao turista, produtos da terra.

“A reforma da balança foi um pleito do setor. Pensando na possibilidade se tornar um atrativo turístico, já que também está localizada em frente à piscina natural”, garante Danielle.

A região teve um incremento – nos últimos cinco anos – de mais de 2 mil leitos, além dos que ainda estão previstos para inaugurar, o que proporciona um forte fluxo de turistas pela localidade.

Localizado ao lado da antiga balança de pescados, o prédio tem arquitetura moderna e é dotado de toda estrutura de trabalho para os pescadores e para receber os consumidores, em um ambiente higienizado, com todos os equipamentos novos, adquiridos pelo Estado.

A balança, administrada pela Colônia de Pescadores Z-1 Almirante Jaceguay, fundada em 1921, é um sonho dos pescadores e seus familiares, há 32 anos, período cujo prédio antigo ficou sem passar por uma única reforma, a não ser pequenos consertos no telhado.

A presidente da colônia Z-1, que abriga 205 pescadores e 145 jangadeiros e possui cadastro de 1460 pessoas, entre pescadores e marisqueiros,  Maria Aparecida da Silva, a Cida, assegurou que a balança de peixes também é um ponto turístico também. Atrai diariamente muitos turistas interessados em observar o movimento dos pescadores e os pescados ali comercializados.

A nova balança foi construída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com parcerias da Prefeitura de Maceió; Patrimônio da União e Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas).

Deixe o seu comentário