26/06/2013 13h51

SMTT orienta sobre dirigir em tempo chuvoso

Recomendação é para que os condutores trafeguem com uma velocidade reduzida, deixem o para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado

Período chuvoso requer atenção ao dirigir nas avenidas e ruas

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) prevê chuvas para esta semana na capital alagoana. Preocupada com os riscos de acidentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) alerta aos condutores dos veículos sobre os cuidados ao transitarem pelas vias.

A recomendação da SMTT é para que os condutores trafeguem com uma velocidade reduzida, deixem o para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado e que mantenham uma distância segura com o veículo da frente. Este, aliás, é considerado pelo órgão o principal motivo de colisões.

E apesar das orientações, uma dica que sempre funciona é a cautela na hora de dirigir, e neste período de chuva os motoristas devem mesmo é redobrar a atenção. De acordo com a SMTT, nestes períodos chuvosos há um aumento de cerca de 30% no número de colisões em Maceió e a probabilidade de 60% do motorista se envolver em algum acidente.

“A falta de atenção dos condutores, mais o desrespeito à sinalização de trânsito já são motivos recorrentes de acidentes na capital, mesmo que não haja chuva. Portanto, em dias de chuva, estas infrações tornam-se mais propícias para resultarem em graves consequências”, explica o diretor de Trânsito da SMTT, Zenildo Filho.

Em caso de acidente

Em caso de acidente sem vítimas, aquele que só há danos materiais, o órgão orienta que a procedência correta a ser feita é tirar o veículo do local para desobstruir a via e não ocasionar congestionamento, ou acionar a SMTT através do número 3315-3590 (Central de Operações da SMTT).

O condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado por cometer uma infração, de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

TAGS:

Deixe o seu comentário