04/06/2013 11h21

Programa Economia da Praia será retomado em Alagoas

Reunião entre parceiros discutiu o inicio da segunda etapa do projeto, que visa formalizar os prestadores de serviço da orla de Maceió

Estado investe na capacitação dos profissionais que trabalham na orla marítima da capital

Com o objetivo de retomar as atividades do programa Economia da Praia, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas reuniu-se com os parceiros para discutir sobre as possíveis melhorias para a segunda etapa do projeto. Entre as sugestões apontadas, ficou decidido que as ações devem ser adaptadas à realidade dos prestadores de serviço da orla de Maceió.

Estiveram presentes no encontro, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), do Maceió Convention, Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL) e Secretaria Municipal de Turismo (Semptur).

Segundo a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Catalina Velasquez, a intenção desta segunda fase é qualificar os prestadores de serviços que não foram contemplados com o diagnóstico e plano de negócio anteriormente. “No primeiro momento foram formalizados 73 empreendedores da orla e realizados 62 diagnósticos. Nosso objetivo é oferecer essa capacitação a todas as pessoas que foram identificadas como prestadores de serviços fixos da orla”, afirmou.

Durante a primeira etapa realizada em 2012, os participantes receberam cursos, oficinas e palestras sobre manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, entre outros temas ligados a área de atuação. Para a presidente da ABIH-AL, Tereza Bandeira, o programa é muito importante para a cidade. “Assim é possível realizar a ordenação desse comércio que é bastante requisitado pelos visitantes e maceioenses”, completou.

Sugestões

Para a segunda fase do programa, os participantes sugeriram cursos nas áreas de educação ambiental e legislação. “Os prestadores precisam conhecer sobre os seus direitos e deveres, para então aprimorar os serviços oferecidos”, afirmou o representante da Semptur, Lívio Lavagetti.

Entre as ações sugeridas para a retomada do programa, está a valorização dos empreendedores que aderem ao projeto. “Poderíamos criar uma cartilha aos turistas, indicando quais são os prestadores de serviço qualificados, que adotam medidas higiênicas e legais”, ressaltou a representante do Maceió Convention, Agda Cristina.

Catalina Velasquez acredita que com estas medidas, é possível a Desenvolve cumprir com seu objetivo enquanto agência de fomento, em oferecer linhas de créditos customizadas, adaptadas às necessidades e realidade do público.

Economia da Praia

Com o tema Ser legal é a Nossa Praia, o programa Economia da Praia tem o objetivo de profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, considerada a mais bonita e uma das mais procuradas do Brasil. Na primeira etapa do programa, os prestadores de serviços da orla de Maceió receberam um kit de fardamento composto com materiais individuais, proporcionando mais conforto, higiene e segurança alimentar no ambiente de trabalho.

De acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, a proposta do programa é estimular o lado empreendedor dessas pessoas, inserindo-os definitivamente na economia alagoana. “Precisamos incentivar esta característica que eles já possuem, mas de uma forma mais profissional e organizada”, enfatizou.

TAGS:

Deixe o seu comentário