11/06/2013 10h17

Preocupação com o desemprego é maior entre as mulheres e os jovens na faixa de 18 a 24 anos

Realidade foi constata em pesquisa realizada pela Fecomércio

Procura-se emprego

O medo do desemprego afeta, de forma moderada, a população de Maceió. De acordo com a pesquisa realizada pelo o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento (IFEPD), os indicadores que medem o Índice de Medo do Desemprego (IMD) registraram 77,2 pontos, em junho.

Desenvolvido em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o estudo analisou a evolução do IMD durante um ano (junho de 2012 a 2013). Nesse período, os indicadores da capital alagoana se mantiveram na faixa moderada, sendo o mês de julho de 2012 o mais crítico, com 99,5 pontos. No ano, a média geral foi de 80,3 pontos.

O IMD é medido em uma escala variável de 0 a 200 pontos e, para efeito de análise, pode ser dividido em quatro níveis: baixo, quando registra menos de 50 pontos; moderado, caso varie entre 50 e menos de 100 pontos; alto, quando indica variação de 100 a menos de 150 pontos; e muito alto, quando registra 150 pontos ou mais.

A relevância desse indicador está no fato de que sua evolução ajuda a antecipar variações no ritmo de atividade econômica. Isto se dá porque a avaliação de medo do desemprego antecede, em alguma medida, a evolução do desemprego, assim como variações futuras no consumo e poupança das famílias.

 

Análises

Na análise do Instituto Fecomércio (IFEPD), a pesquisa pode contribuir para o setor do comércio e de serviços ao antecipar os movimentos do mercado. Isto porque as expectativas da população sobre a sua situação no mercado de trabalho refletem pontos importantes sobre o futuro da economia, pois baseiam-se nos movimentos do mercado que indicam mudanças de trajetória.

Considerando a avaliação de acordo com o sexo dos entrevistados, a preocupação com o desemprego é maior entre as mulheres, alcançando 81,8 pontos, enquanto entre os homens o indicador pontuou 71,6.

A pesquisa também demonstrou que as pessoas que estão na faixa salarial superior a 10 salários mínimos apresentam IDM baixo (34,5 pontos). Por sua vez, o medo do desemprego é muito alto entre os trabalhadores que recebem menos de 5 salários mínimos (117,2 pontos). Já as pessoas situadas na faixa de 5 a 10 salários mínimos têm IDM moderado (72,2 pontos).

Do ponto de vista da escolaridade, o IDM é alto entre aqueles com o ensino fundamental (114 pontos) e ensino médio (102,3 pontos). Entretanto, entre os que possuem nível superior, é considerado moderado (53,5 pontos).

Os jovens entre 18 e 24 anos são os mais receosos com o desemprego (94,1 pontos). Na mesma faixa moderada estão as pessoas entre 25 e 34 anos (85,2 pontos) e aquelas com mais de 35 anos (67,9 pontos).

Acesso a pesquisa completa consultar o site http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

 

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário