24/06/2013 12h25

Empresários reivindicam melhorias para canteiros e margens da BR 316

Pleito foi apresentado ao secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização de Maceió, Roberto Fernandes

Empresários se reunem com o secretário de Infraestrutura

Em reunião realizada na sede da Fecomércio, o representante dos empresários da avenida Deputado Serzedelo de Barros Correia, Francisco Pedri, apresentou ao secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização de Maceió, Roberto Fernandes, as reivindicações de melhoria de iluminação pública, segurança e revitalização das margens da BR 316. A reunião foi provocada pelos presidentes da Federação e do Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom), respectivamente Wilton Malta e Arthur Guillou.

Durante o encontro, Pedri expôs as dificuldades dos empresários em comercializar na região, que atualmente vem sofrendo com a falta de segurança e acidentes de trânsito. “De abril até hoje, apenas no perímetro da avenida foram assassinadas cinco pessoas. Além disso, os assaltos são constantes na região e, após o asfaltamento da via, são vários acidentes de trânsito devido ao excesso de velocidade”, lamenta. Segundo ele, essa situação de insegurança faz com que os empresários optem por fechar seus estabelecimentos mais cedo e tem, como um dos motivos, a precária iluminação pública da área.

O excesso de carcaças de veículos abandonadas nos canteiros e às margens da avenida, que servem de abrigo a assaltantes e consumidores de drogas, e as barracas que acabam por funcionar como ponto de prostituição, também contribuem para agravar a insegurança da região.

De acordo Pedri, os empresários já reivindicaram ações visando o ordenamento e melhorias, mas nada foi efetivamente realizado. O grupo chegou, inclusive, a solicitar permissão dos órgãos públicos para se responsabilizar pela manutenção do canteiro, mas na época isto não foi possível devido às alterações que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) realizava no entorno da região.

Após ouvir as reivindicações, o secretário da Seminfra afirmou que a atual gestão já está com um estudo em andamento visando o reordenamento da avenida. Segundo Fernandes, enquanto a construção de um viaduto próximo à avenida não é construído, a equipe técnica estuda formas de vias alternativas para amenizar os problemas. Além disso, está sendo pensada uma ação em conjunto com a SMTT, a SMCCU, a Sima, o Dnit e a Polícia Rodoviária para reordenar as margens e os canteiros no entorno da BR 316 e da avenida Deputado Serzedelo de Barros Correia.

Conforme afirmou o secretário, já existe determinação por parte do prefeito Rui Palmeira para solucionar o problema. Fernandes se comprometeu a contactar as secretarias  e órgãos que possam auxiliar nesse processo. “Irei ao DNIT solicitar quais ações estão sendo planejadas para a área e, a depender do resultado, solicitar que passe a gestão para a prefeitura ou apresente um projeto solucionando o problema”, ressaltou Roberto Fernandes.

Deixe o seu comentário