27/06/2013 13h21

Cooperativa Pindorama entra na rota do turismo em Alagoas

Serviço pode ser mais mais uma nova atividade rentável para os colonos

Cooperativa Pindorama

As já conhecidas belezas naturais do litoral sul alagoano estão prestes a ganhar novos cartões postais. Mais precisamente na zona rural do município de Coruripe, onde se encontram as dependências da cooperativa e povoado Pindorama, a localidade vem sendo alvo de algumas visitas de entidades ligadas ao setor para averiguar o seu potencial turístico e fortalecer a economia.

Para tal, a Trilha Mundos, cooperativa de Brasília que atua com turismo socioambiental, visitou a Pindorama e lá verificou o quanto se pode aproveitar seus potenciais, agregando intercâmbio e aprendizado ao seu público-alvo, também formado por outras cooperativas e pessoas que trabalham nelas.

“Desde o ano passado, quando a Pindorama foi finalista do prêmio de cooperativa destaque (o “Cooperativa do Ano de 2012”, da OCB), já vínhamos estudando a possibilidade de incluí-la em nossos roteiros pelo modelo de organização que ela possui em Alagoas”, avalia Luciana Lopes, cooperada e especialista em roteirização turística da Trilha Mundos.

Com a proposta de realizar consultorias de roteiros ao invés de apenas ser uma agência que “vende pacotes” e só focar no comercial, a Trilha Mundos possui um significativo papel de promover o cooperativismo agregando em seu trabalho iniciativas sustentáveis e de valorização cultural. Em Alagoas, ela escolheu a Pindorama para fazer parte de seu time composto por 40 cooperativas em todo o Brasil.

Com o roteiro da Pindorama previsto para ser finalizado em agosto — será disponibilizado em português, inglês e espanhol — o objetivo da Trilha Mundos é partir das perspectivas de integração cooperativista, no qual o visitante conhece o modelo de gestão realizado por ela, como também a busca de impulsionar o ramo de turismo e lazer  na entidade.

Tida como a cooperativa mais bem-sucedida de Alagoas, a Pindorama já é estabelecida nos setores primários, por meio de seus colonos atuando na agropecuária, como no setor industrial, com suas fábricas e sua Usina, também localizada na zona rural e Coruripe.

Contudo, tal inclusão ao ramo do turismo e serviços não significa desviar a cooperativa de iniciativa. “É importante que o turismo não interfira no cotidiano da Pindorama. Iremos agregar valor nesse âmbito, mas não fugir da proposta inicial da entidade a qual estamos preparando o roteiro”, destacou Lucia

TAGS:

Deixe o seu comentário