29/05/2013 14h08

Missão técnica do serviço geológico descobre aquífero Jatobá

Poços artesianos serão perfurados na Região do Alto Sertão

Região serrana que compreende o aquífero da Bacia Jatobá

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, recebeu na última semana a visita de uma missão técnica do Serviço Geológico do Brasil, por meio da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM), que faz parte das ações do Governo Federal na busca de melhor convivência com a estiagem nos estados afetados pela seca. Os técnicos vieram discutir a perfuração de poços profundos nas regiões mais afetadas, anunciando a existência de um plano de trabalho a ser construído em colaboração com os governos estaduais.

A visita à Semarh não definiu a quantidade de poços a serem perfurados na região, mas foi levantada a existência de um aquífero na Bacia do Jatobá, no município de Mata Grande, onde poderiam ser perfurados poços com vazão para atender os municípios de Mata Grande, Canapi, Ouro Branco, Inhapi e Maravilha. Napoleão Casado afirmou estar otimista com a missão técnica. “Essa visita mostra que as ações do Governo Federal estão integradas com o Governo do Estado, com foco em questões de abastecimento e saúde pública”.

Visita à ANA

Casado esteve em Brasília durante a semana e reuniu-se com o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, para solicitar uma visita do diretor a Alagoas. O diretor-presidente deverá vir ao Estado no próximo mês, quando fará a entrega da batimetria (medição de profundidade) da Lagoa Mundaú, além da celebração do Pacto das Águas, proposta do Governo Federal para melhorar a efetividade das políticas públicas relacionadas à gestão de águas, por meio da articulação das esferas envolvidas.

O secretário Napoleão Casado aproveitou a ocasião para convidar o diretor-presidente a uma visita aos locais mais afetados pela redução da vazão do Rio São Francisco. Segundo Casado, não se deve mais discutir se a medida é necessária ou não, mas como os poderes irão sanar as questões relacionadas à redução do nível do rio.

TAGS:

Deixe o seu comentário