14/05/2013 11h01

Governo de Alagoas lançará zoneamento turístico da região do São Francisco em Pão de Açúcar

Documento faz parte de uma das ações estabelecidas dentro do Projeto de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade do Baixo São Francisco

Canyon do rio São Francisco atrai cada vez mais turistas

O Governo do Estado de Alagoas, através das Secretarias de Estado do Turismo e Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), lançam o Zoneamento Turístico da região do São Francisco. O evento, que contará com a presença do governador Teotonio Vilela, acontecerá no município de Pão de Açúcar, no dia 16 de maio, às 9h.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o intuito desse trabalho é implementar um novo modelo de ordenamento territorial para a região, visando uma organização do espaço turístico de forma planejada e ordenada.

“Estamos muito felizes com a conclusão dessa etapa. O projeto de Dinamização do Turismo na região do São Francisco é prioridade para o Governo de Alagoas e está inserido como uma ação que promoverá o desenvolvimento da atividade turística no programa ‘Alagoas Tem Pressa”, lembra Novis.

Finalizado, o documento será entregue aos gestores municipais, empresários, entidades de classe e representantes das instituições realizadoras do projeto de dinamização.

O objetivo do projeto é melhorar o nível de receitas das comunidades de renda mais baixa na região fomentando e diversificando seu quadro econômico por meio do desenvolvimento do turismo sustentável. O plano de ação desse projeto se estende até 2014, nos 12 municípios ribeirinhos contemplados.

O Zoneamento Turístico

É um documento que consiste em um diagnostico integrado e busca a estruturação de uma base de dados ambientais, econômicas e socioculturais.

O objetivo desse documento é apresentar uma proposta de criação de unidades de conservação, a construção de mapas de vulnerabilidade ambiental e a criação de zonas turísticas com diretrizes para o planejamento da atividade turística da região do São Francisco.

O projeto

O projeto Dinamização do Turismo e Sustentabilidade do Baixo São Francisco conta com quatro eixos de trabalho. O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.

Os municípios contemplados pelo projeto: Água Branca; Belo Monte; Delmiro Gouveia; Igreja Nova; Olho D’Água do Casado; Pão de Açúcar, Penedo; Piaçabuçu; Piranhas; Porto Real do Colégio; São Brás e Traipu.

TAGS:

Deixe o seu comentário