06/05/2013 9h33

Associações vinculadas à CPLA se reúnem no sertão

Município de Ouro Branco, no sertão de Alagoas, está em área que mais sofre com a seca

Leite tem sido alternativa para bons negócios
Para marcar o Dia do Trabalhador, comemorado na última quarta-feira, 1º de maio, a Federação das Associações Comunitárias de Ouro Branco (Facob), na qual alguns produtores rurais são associados da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), marcou um encontro para discutir questões que envolvem o setor rural do município alagoano e comemorar a chegada de auxílios, como distribuição de milho e sementes.

Ouro Branco se localiza na área sertaneja que mais sofre com a seca, e diante da crise, um dos assuntos levantados foi a captação de recursos advindos das políticas públicas. “Há 40 dias buscamos água da cidade e Canapi para abastecer as nossas barragens. Estava muito pior, mas com a ajuda da CPLA e do governo agora podemos retomar os trabalhos”, explica Joeci Severino, presidente da Facob.

A ajuda da qual Joeci comenta é sobre a distribuição de milho por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das 200 máquinas forrageiras, advindas de emenda parlamentar. Do governo estadual, a distribuição de dez toneladas de sementes garante a produção com chegada das chuvas.

A CPLA realiza um papel relevante com a Facob, no que diz respeito ao Programa do Leite e à abertura de linhas de crédito e negociação de dívidas com instituições financeiras. “Por conta das negociações da Cooperativa com o Banco do Nordeste, ainda podemos negociar nossas dívidas e melhorar o acesso ao crédito”, aponta Joeci Severino.

A federação é composta por 14 associações comunitárias do município de Ouro Branco, totalizando 300 agricultores e criadores vinculados a ela. Desse número, duzentos são produtores de leite associados à CPLA, recebendo a devida assistência técnica e articulação perante os setores públicos e privados que auxiliam a cadeia produtiva leiteira.

TAGS:

Deixe o seu comentário