02/04/2013 11h00

Slum aplica questionário sobre descarte de resíduos em pontos comerciais

Açougues, avícolas, mercadinhos e supermercados situados no bairro do Benedito Bentes receberam visita de agentes de educação ambiental

Agentes aplicam questionário em visita às avícolas

Açougues, avícolas, mercadinhos e supermercados situados no bairro do Benedito Bentes receberam a visita de agentes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Limpeza Pública na manhã desta segunda-feira (01). A atividade tem como objetivo o cadastramento dos estabelecimentos comerciais e a identificação dos tipos, da frequência e do volume de resíduos gerados, bem como, a maneira que eles são acondicionados, coletados e destinados.

Numa primeira avaliação dos resultados, colhidos a partir da aplicação de questionário respondidos por gerentes e proprietários dos estabelecimentos, a coordenação de Educação Ambiental da Slum constatou uma série de irregularidades – do acondicionamento inadequado à destinação incorreta do lixo.

“Há dono de mercadinho que diz não gerar resíduos. Ou uma mercearia que diz gerar apenas plástico e papelão e que a forma de acondicionamento é ‘jogar no chão’ e esperar que o carroceiro venha buscar para depois jogar em terrenos baldios do próprio bairro”, revela Rita Araújo, coordenadora ambiental da Slum. De acordo com a coordenadora, a recepção às equipes nem sempre é positiva. “Muita gente se nega a dar informações. Ou fornecem informações duvidosas sobre os itens elencados”, lamenta.

Além do problema de descarte irregular de resíduos por carroceiros em terrenos e espaços públicos, o lixo despejado na região do Benedito Bentes oferece riscos à aviação civil por atrair aves, principalmente urubus, que circulam pelo espaço aéreo próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Os agentes de educação ambiental da Slum voltam na manhã desta terça-feira (02) para dar prosseguimento à atividade no bairro do Benedito Bentes. Ao término da operação, a Slum fará uma avaliação das informações coletadas para aperfeiçoar os serviços realizados na região.

Deixe o seu comentário