06/04/2013 12h03

Prefeitura começa a normalizar estoque de medicamentos

Cinco carretas carregadas com medicamentos chegarão à capital alagoana

Medicamentos começam a chegar e abastecer o estoque da Secretaria Municipal de Maceió

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Barro Duro, recebeu na tarde desta sexta (5) a terceira carreta de medicamentos das cinco previstas para chegar em Maceió. A Coordenação da CAF informou que somente nestas cargas mais de sete itens em grande escala foram adquiridos pela Prefeitura de Maceió por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Lindonjohnson Silveira, coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico, na última terça-feira (2), a primeira carreta com os medicamentos iniciou o reabastecimento no município. O procedimento a partir de agora é cadastrar todos os itens no Sistema Horus, do Ministério da Saúde, para iniciar a distribuição nos postos de saúde da capital.

Os medicamentos que chegaram em Maceió são de extrema importância para os pacientes que precisam de tratamento de diversas patologias, a exemplo dos remédios para uso contínuo prescritos para quem sofre de hipertensão e diabetes. Na aquisição da Secretaria de Saúde, antibióticos, antiulcerosos, anti-inflamatórios, antitérmicos e de uso controlado (aplicados no tratamento de pacientes da saúde mental), estão na lista.

Assim que o cadastro for feito no Ministério da Saúde, esses medicamentos começam a ser entregues nos postos de saúde. Maceió dispõe de 68 unidades e a medida em que as carretas forem chegando e os medicamentos cadastrados no sistema Horus, a Central de Abastecimento Farmacêutico começará a distribuição a partir de segunda-feira”, explicou Lindonjohnson Silveira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as farmácias das unidades também já estão sendo reabastecidas com medicamentos como AAS, Diazepan, Paracetamol e itens mais específicos como o Aciclovir (auxiliar no tratamento de soropositivos) e o Prolopa (utilizado para o controle do Mal de Parkinson).

 

Na última terça-feira, ressaltou Lindonjohnson Silveira, a primeira carga de medicamentos trouxe mais de 27 itens. “Para realizar a entrega estamos empregando logística”,

TAGS:

Deixe o seu comentário