20/03/2013 11h06

CPLA participa de reunião de combate à seca

Lideranças elaboraram documento para ser entregue ao Teotonio Vilela e Dilma Roussef

Estiagem se prolonga e devasta toda produção agrícola

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) estava reunida junto às demais lideranças do setor produtivo do Estado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal). Um dos objetivos do encontro foi elaborar um documento o qual será entregue ao governador Teotonio Vilela Filho e à presidente Dilma Rousseff, cobrando ações emergenciais na tentativa de sanar a problemática da seca que perdura desde o ano passado.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou a importância de ajuda mútua do setor, pois dessa forma é possível alcançar as reivindicações perante as políticas públicas. “Nosso interesse é juntar cooperativas, associações e federações ligadas à área rural para sair dessa dificuldade e levar planos de ações e de trabalho aos governos federal e estadual”, afirmou.

Aldemar acrescentou ainda o quanto o Programa do Leite é uma saída para aliviar a renda do produtor familiar. No total, são 3.008 produtores beneficiados e fornecendo leite. De toda forma, para seu rebanho se manter forte, ele precisa de algum subsídio para adquirir insumos alternativos para alimentá-lo, pois até mesmo a palma — enviada ao vizinho Pernambuco — está escassa e o bagaço que servia como outra opção de ração também acabou.

Sobre as ações deliberadas pelas lideranças, eles as dividiram, delegando à esfera estadual medidas emergenciais para abastecimento de água e o fornecimento de alternativas de alimento para os animais. Para o governo federal, a de apresentar a problemática do endividamento rural com a renegociação ou perdão das dívidas, além de linhas de crédito para o produtor.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário