19/02/2013 14h23

Estado viabiliza construção dos aeroportos de Arapiraca e Maragogi

Banco do Brasil será parceiro na construção dos dois empreendimentos no interior do Estado

 

Secretário Marco Fireman e o superintendente do Banco do Brasil discutem a parceria para a construção dos aeroportos

Ascom/Seinfra

Arapiraca vai ganhar um novo aeroporto, fora do perímetro urbano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (19) pelo titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Marco Fireman, que já iniciou negociações com o Banco do Brasil para viabilizar a construção de dois novos aeroportos em Alagoas, um no Agreste e outro em Maragogi, no extremo Litoral Norte do Estado.

Os empreendimentos foram inseridos no Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos, do governo federal, que prevê ações para o fortalecimento e ampliação da aviação regional em todo o país. A primeira reunião de trabalho entre a Seinfra e o Banco do Brasil foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (18), quando foram discutidos detalhes dos projetos e esclarecidas dúvidas sobre o gerenciamento das obras, que ficará sob responsabilidade do banco.

“Os dois projetos do Governo de Alagoas consideram as características de cada uma das cidades”, explicou Marco Fireman. “Em Maragogi, por exemplo, o aeroporto tem uma série de particularidades para atender à demanda turística do Litoral Norte. Já em Arapiraca, o governador Teotonio Vilela Filho solicitou a construção de um novo aeroporto, com maior porte e fora do perímetro urbano”.

Entrega no menor prazo

Se depender do Banco do Brasil, Alagoas será o primeiro estado brasileiro a entregar os novos aeroportos regionais inseridos no Programa de Investimentos. A perspectiva é do superintendente do Banco do Brasil no estado, Eduardo Sant’Anna, que se aposentou nesta segunda-feira (18) transmitindo a missão para o seu sucessor, cujo nome ainda será anunciado pela empresa.

De acordo com Sant’Anna, a missão da empresa é entregar os aeroportos no prazo mais curto possível. “Queremos que Alagoas seja o primeiro a entregar os aeroportos do programa. Vamos trabalhar com energia e determinação para isto. Serão empreendimentos economicamente viáveis e que levarão qualidade de vida e geração de emprego e renda às cidades”, afirmou o agora ex-superintendente do Banco do Brasil no estado.

A reunião de trabalho contou também com a participação da superintendente de Transporte e Logística da Seinfra, Roberta Rosas, da engenheira do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) Ana Maria Nascimento e do superintendente de Negócios Varejo e Governo do Banco do Brasil em Alagoas, Paulo Cezar Alves Andrade. O grupo de trabalho inclui ainda representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Agora, representantes do ITA e da UFSC agendarão visitas às áreas estudadas para os dois novos aeroportos alagoanos, para conhecer esses espaços e identificar as necessidades estruturais de cada empreendimento.

Os investimentos

O Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos é um conjunto de medidas que tem por objetivo ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira. O programa prevê ações para o fortalecimento e ampliação da aviação regional por meio de investimentos e incentivos.

Estão previstos R$ 2,1 bilhões em investimentos para o Nordeste, dos quais R$ 125,6 milhões devem ser destinados a Alagoas, para atender aos aeroportos de Arapiraca e de Maragogi.

De acordo com a superintendente de Transporte e Logística da Seinfra, Roberta Rosas, a ausência de uma malha aérea no estado dificulta o acesso a muitas regiões do país. “Podemos perceber a necessidade de um número maior de aeroportos não apenas no estado, mas em grande parte do país, ao observar a baixa quantidade de conexões que temos num voo daqui para Fortaleza, por exemplo”, explica Rosas.

TAGS:

Deixe o seu comentário