26/02/2013 12h08

BID inicia mais uma missão em Alagoas. Estado aguarda liberação de empréstimo de R$ 250 mi

Programa conta com ações voltadas para o ajuste fiscal e obras estruturantes em diversos municípios

Secretário Luiz Otávio Gomes realiza reunião no Estado com a missão do Banco Inteamericano do Desenvolvimento

Lucas Lisboa/Seplandes

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou na última segunda-feira, 25, mais uma missão em Alagoas.  O pontapé inicial das atividades dos consultores aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e contou com a presença de secretários, gestores e técnicos do Executivo, que ao longo dos próximos cinco dias discutirão as políticas dentro do Programa de Consolidação Fiscal para o Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Proconfins).

O Programa conta com ações voltadas para o ajuste fiscal do Estado e obras de infraestrutura turística em diversos munícipios, a serem financiadas pelo empréstimo que o Estado negocia com o banco no valor de US$ 250 milhões. De acordo com a coordenadora do Proconfins em Alagoas pelo BID, Cristina Macdowel, o contrato que garante a liberação do empréstimo deverá ser assinado até o mês de junho deste ano.

“Até a próxima sexta-feira, os técnicos do Governo de Alagoas estarão discutindo intensamente todos os componentes do Programa, detalhando a matriz de problemas, produtos, resultados e políticas de áreas como o transporte público, turismo, saneamento básico, gasto público, entre outras. A cada nova missão o trabalho entre o Estado e a instituição está mais integrado, isso ocorre porque as duas partes entendem a necessidade de viabilizar esse empréstimo” declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A missão iniciada nesta segunda-feira serve para que Governo do Estado e Banco definam o POD, projeto final do Programa, que detalha todas as políticas públicas. De acordo com Cristina Macdowell, estarão reunidas na missão 15 pessoas para que todos os processos ganhem celeridade. “Entramos numa fase decisiva da negociação, dessa forma, trouxemos consultores de diversas áreas para que o projeto final seja elaborado. Já contamos com uma estrutura bem montada, nosso objetivo é detectar quais as principais políticas que devem ser inseridas”, explicou a consultora do Banco.

A reunião de abertura da missão contou com a presença dos secretários Marco Fireman (Infraestrutura), Danielle Novis (Turismo) e Maurício Toledo (Fazenda), que acompanhará diariamente a missão, oferecendo dados sobre a situação tributária, da dívida pública e de receita em Alagoas, além do procurador-geral do Estado, Marcelo Teixeira.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário