23/01/2013 12h09

Usina Hidrelétrica de Angiquinho completa 100 anos

A Fundação Delmiro Gouveia promove solenidade para comemorar o evento, às 10h

Usina Hidrelétrica Angiquinho é uma forte atratividade turística no sertão alagoano

Assessoria/Setur

A diretora de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo, Sandra Villanova, representará a titular da pasta, Danielle Novis, na solenidade comemorativa dos 100 anos de inauguração da Usina Hidroelétrica de Angiquinho, dia 26 de janeiro, às 10h, na cidade de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão alagoano.

“Não poderíamos ficar ausentes de um evento tão importante como esse, uma vez que Angiquinho é um dos ícones do turismo na Região do Rio São Francisco”, enfatiza Villanova. Ela acrescenta que a Setur tem trabalhado todas as regiões turísticas do Estado, visando desenvolvimento do setor,  elaborando material promocional e divulgando os destinos nos principais centros emissores do Brasil.

Construída por Delmiro Gouveia, empresário homônimo cearense, tendo como engenheiro o italiano Luigi Borella,  Angiquinho foi inaugurada em 1913, com a finalidade de fornecer energia aos estados do Nordeste e, principalmente, alimentar a fábrica de Linhas da Pedra, também edificada pelo empresário.

A Usina inaugurou uma nova fase na história econômica da região do semi-árido nordestino, e atualmente tramita no Instituto do Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional (Iphan) o processo de tombamento nacional de Angiquinho como patrimônio histórico e cultural.

A Hidrelétrica de Angiquinho é gerenciada pela Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg) em convênio com a Companhia Hidro Elétrica do São Franscisco (Chesf).


TAGS:

Deixe o seu comentário