08/01/2013 12h40

‘Turismo, polos químico-plástico, sucroenergético e naval e canal do sertão: os eixos do crescimento’

Estado cresce e avança com a chegada dos empreendimentos de diversos setores

Governador Teotonio Vilela Filho faz um balanço dos investimentos no Estado e das perspectivas para os dois últimos anos

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O governador  de Alagoas Teotonio Vilela Filho em café da manhã  nesta terça-feira, 08, com a imprensa no Palácio Floriano Peixoto, destacou a melhora do quadro socioeconômico amparado nos cincos eixos que norteiam o desenvolvimento do Estado: Turismo, Polo Químico-Plástico, Canal do Sertão, Polo Naval e Polo Setor Sucroenergético.

Segundo Teotonio Vilela, esses eixos estão sustentando o crescimento regional com o desembarque de novos empreendimentos. O turismo, por exemplo, atravessa uma fase positiva com os hotéis e as pousadas todas ocupadas. Isso depois da inauguração de cinco empreendimentos, nos últimos seis anos, além da chegada de mais quatro neste ano. O exemplo é o Iloa na Barra de São Miguel.

No tocante a novas indústrias, o investimento é amplo e abrange os diversos polos produtivos. A cadeia química e do plástico, além da nova planta de PVC da Braskem, está recebendo outros empreendimentos de grande porte, como a Tigre Tubos e Conexões. Estão vindo nesse embalo de expansão industrial a Cerâmica Portobello e a Bauducco, cuja obra já começou e será inaugurada ainda neste ano no município de Rio Largo.

Quanto ao Canal do Sertão, o governador falou bastante animado da inauguração do trecho de 65 km. Será nos próximos dias. Falta apenas haver disponibilidade de data na agenda da presidente Dilma Roussef para marcar o dia da inauguração.

No campo do Polo Naval ,ocorreu a maior novidade. Sem citar  ainda o nome do empreendimento, ele disse que além do Estaleiro Eisa que vai se instalar no Pontal de Coruripe [faltando apenas a conclusão de pendências jurídicas uma vez que o Ibama já concedeu autorização de instalação], a região vai ganhar o segundo estaleiro.

Também nessa região do litoral sul está previsto em parceria com a iniciativa privada a construção de um novo porto para atender a demanda industrial. Ele citou o caso da Mineradora Vale Verde que vai exportar toda sua produção de cobre explorada em Craíbas e Igaci.

Por último, destacou a consolidação do setor sucroenergético com a geração de 150 mil empregos e a instalação da Graalbio, cuja indústria altamente moderna vai gerar etanol de segunda geração a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar.

Falou ainda das ações voltadas para impulsinar as microempresas alagoanas. Nos últimos seis anos, 6.000 pequenos novos empreendimentos.

Todas essas ações só alavancam o crescimento do Estado e geram bem-estar  para os alagoanos com o funcionamento do tripé: segurança, saúde e educação. “Esses três lastream todo nosso esforço para captar novos empreendimentos e gerar mais emprego e renda para a população”.

Deixe o seu comentário