07/01/2013 10h40

Fuja das aplicações tradicionais e procura conhecer e investir nos fundos imobiliários

Novo investimento superou a desconfiança do mercado e proporciona bom retorno

Fundos Imobiliários

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Uma nova modalidade de aplicações está se consolidando no Brasil conhecida pelas iniciais FII (Fundo de Investimento Imobiliário). Começou a operar no País alguns anos de maneira tímida, pois ainda era visto com desconfiança pelos investidores. Mas tudo na vida é possível de mudança. E no mercado financeiro muito mais.

Não demorou muito para os fundos imobiliários [como é assim conhecido no mercado] ser a bola da vez. A cada ano aumenta o interesse de pessoas que desejam aportar dinheiro nos fundos imobiliários. Esse movimento se intensifica a cada dia lastreado em dois fatores: taxa de juros baixa e isenção de imposto de renda.

Essa combinação tem rendido bons dividendos para quem apostou nos fundos imobiliários. Superou de longe os ganhos da poupança e de fundos de renda fixa. Quem investe em fundo imobiliário ganha dos dois lados: rendimento mensal das cotas [isento de IR] e valorização das cotas. Neste último caso, o investidor paga 20% de IR sobre o ganho obtido na diferença entre a compra e venda das cotas.

Quem ainda não investe em fundos imobiliários ou gosta de comprar imóvel para ganhar com valorização ou aluguel deve conhecer esse novo investimento. O bom é correr enquanto a taxa de juros está baixa, pois, quanto menor a Selic, mais o fundo imobiliário proporciona ganho maior.

Todavia, vá devagar, conhecendo e aplicando aos poucos em fundo imobiliário uma vez que é cotado na bolsa de valores, ou seja, uma é renda variável. Tanto pode subir quanto pode descer.

Boa Sorte.

 

Deixe o seu comentário