08/01/2013 11h31

Alagoas é o destino preferencial entre turistas brasileiros e estrangeiros

Pesquisa mostra que Nordeste é favorito; fluxo de visitantes que aportam em Maceió segue crescendo

Turista escolhendo artesanato no Mirante São Gonçalo

Assessoria/Setur

Com belezas naturais reconhecidas nacional e internacionalmente, Alagoas se destaca como um destino bastante procurado por turistas de várias localidades. Eles chegam por terra, céu e mar. Não importa como, mas eles chegam para desfrutar do sol, que aquece Alagoas o ano inteiro; do mar, de cor azulada com águas mornas e de todas as belezas naturais.

Os atrativos são inúmeros. Além das praias, a visita aos mirantes em Maceió continua sendo pedida pelos turistas. Para Arilton Martins Fonseca, paranaense que mora em São Paulo, seu ponto turístico preferido é a praia de Guaxuma. “Sou um apaixonado por Alagoas. Estive aqui, pela primeira vez, há 20 anos para visitar uma amiga, de lá pra cá, venho anualmente e, hoje, conheço, também, os artistas da terra”. Fala animado, contando a história de dona Cida, uma artesã que faz escultura em pedras. Arilton não mais se intitula como turista, e sim, “um amigo da cidade”.

Já o casal André e Valéria, do Rio Grande do Sul, não conhecia Alagoas e veio ver de perto as belezas naturais, que foram recomendadas pelos amigos.  “Gostamos muito da orla de Maceió, caminhamos à noite com tranquilidade, nos sentimos bem seguros e isto é um ponto positivo”, comenta Valéria. Eles estão ansiosos para conhecer a praia de Maragogi e afirmam que voltarão com certeza.

A cadeia produtiva do turismo se beneficia com a alta temporada. Artesãos, taxistas, receptivos, bares e restaurantes. Manoel Junior, vendedor de artesanato no mirante de São Gonçalo, diz que as expectativas para vendas são boas e os artigos que mais saem são colares de sementes, além de chapéus,

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a previsão do trade é que o fluxo de turistas chegue a 250 mil, no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro. De acordo com a secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, a média de ocupação hoteleira é o resultado do trabalho dos poderes públicos e privados, que divulgam o destino e oferecem serviços de qualidade.

“Os hotéis estão com ocupação acima dos 95% neste período e muitos já chegam a 100%. Esse é o resultado da parceria entre entidades, associações, empresários e Estado. Empenhamo-nos durante o ano de 2012 para aquecer a temporada. Divulgamos e promovemos o destino em feiras e eventos do setor, além de realizarmos famtour, road shows e capacitações para agentes de viagens dos principais mercados emissores de turistas para Alagoas”, explicou Raquel.

Para Glênio Cedrim, presidente da ABIH-AL a responsabilidade é ainda maior agora. “Devemos surpreender nossos turistas e chegar ao grau de excelência. Temos a felicidade de hoje poder contar com o poder público estadual e municipal de Maceió, que irá continuar com o trabalho integrado na prefeitura de Rui Palmeira. O trabalho não para, pois o turismo ainda só representa 8% do PIB alagoano e podemos chegar a 10% em 2013.”, destaca.

O incremento do fluxo será fomentado com os voos extras e os fretamentos exclusivos para o período de alta. Charters nacionais de mais de nove cidades do país, fretamentos internacionais de Portugal (exclusivo para o período do réveillon), Itália (voos semanais até o dia 30 de janeiro) e Argentina (dois voos semanais até fevereiro), além dos voos extras de algumas companhias aéreas vão aquecer a malha aérea de Alagoas.

A movimentação de passageiros promete bater o recorde em 2012. Até o mês de novembro, o Aeroporto Zumbi dos Palmares teve um fluxo de 1 milhão e 400 mil pessoas, praticamente a mesma movimentação do ano inteiro de 2011.

Eles também chegam pelo mar. Os cruzeiros marítimos, que nesta temporada teve uma redução no número de viagens, devido a uma preferência dos brasileiros por temporadas mais longas, prometem aportar, até o dia 30 de março, cerca de 63 mil cruzeiristas, entre turistas e tripulantes. Serão ao todo, 13 navios – quatro a mais do que na temporada anterior – em 20 viagens.

A capital alagoana, eleita por ter a orla mais bonita do país, está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil, dentre elas estão: Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e Salvador. A região Nordeste é mais procurada, com 64% dos votos, afirmou a pesquisa realizada em 31 cidades brasileiras, em todos os Estados e no Distrito Federal, pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis).

TAGS:

Deixe o seu comentário