03/10/2012 10h27

Grupo Gestor de Turismo de Marechal Deodoro capacita integrantes

Treinamento do GST objetiva incentivar grupo gestor e a comunidade em geral

Grupo Gestor de Marechal Deodoro

O Grupo Gestor de Turismo de Marechal Deodoro/AL – GG/MD, composto por entidades públicas, privadas e terceiro setor, ofereceu aos integrantes uma Oficina de Capacitação do Sistema de Gestão para o Turismo (SGT) com módulo do Ministério do Turismo ministrado no final de setembro pelo consultor Mauro Coutinho.

O treinamento do SGT teve como principal objetivo incentivar o grupo gestor e a comunidade em geral para a inclusão de ações e projetos realizado no destino como formar de armazenar informações qualitativas e quantitativas que darão eficácia e subsídios ao turismo na região.

Durante a oficina do SGT, o secretário de meio-ambiente -que também faz parte do grupo gestor de turismo do município-, Erickson Machado, entregou lixeiras de anéis de resina pura, derivada do petróleo doadas pela empresa do polocloroquímico de MD – TECFIBRA para fazer parte dos projetos de gestão ambiental que do grupo em parceria com as empresas que se preocupam com a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável do turismo na região. “Vale salientar que mesmo seguindo as normas dos órgãos Federais, Estaduais e Municipais para o descarte desse tipo de resíduo ele ainda causa um impacto negativo ao meio ambiente”, afirmou.

Este grupo vem desenvolvendo desde o início de 2010 ações impactantes na praia do Francês com intuito de minimizar os impactos negativos ambientais através dos projetos: Ambulante Legal, Praia Limpa, Bandeira Azul e em breve o Projeto Orla. Esses projetos serão executados com gestão compartilhada e integrada no município.

“O momento está propício para que estas ações voltadas para a sustentabilidade local e regional sejam fortalecidas e se tornem em ações constantes e que ao longo do tempo ou até mesmo antes da Copa de 2014 e as olimpíadas de 2016 a cultura local ambiental seja natural envolvendo a comunidade, turistas e visitantes e não com ações de emergência”, disse Mell Bezerra, Diretora de Articulação Negócios e Investimentos da Setur/AL e integrante do grupo Gestor de MD.

A praia do Francês durante as altas temporadas de 2010 e 2011 recebeu várias críticas em relação aos resíduos sólido gerados e deixados na praia. Diante de tantos questionamentos, o grupo vem se reunindo e se articulando mensalmente com intuito de reunir forças para elaborar ações e projetos que minimizem estes impactos negativos comprometendo a sustentabilidade do destino.

Agora, na agenda para o outubro o tema será resíduos sólidos. O novo assunto será destinado para os ambulantes, donos de barracas, artesãos e à comunidade em geral, para que todos tenham acesso às informações para a conservação da praia do Francês.

“Para que a população se conscientize do seu papel com relação à sustentabilidade do destino, é necessário que as instituições envolvidas capacitem este público, para que os mesmos, posteriormente, sejam multiplicadores e se sintam partes integrantes deste destino” disse, Cristina Moreira, analista do SEBRAE-AL e coordenadora do APL Lagoas e Mares do Sul.

O secretário de turismo do município de Marechal Deodoro, Herbert Freire e integrante do CG/MD informou que é de fundamental importância a intensa cooperação interinstitucional pública e privada no êxito desta ação, fator que, assim como este, foi decisivo em outra ação do GG, que foi a sinergia utilizada entre as instituições e empresas privadas para o Dia Mundial de Limpeza de Praias, que ocorreu no Francês, no último dia 16 de setembro.

 

 SERVIÇO – PALESTRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

DATAS:

10/10/12

15/10/12

17/10/12

22/10/12

24/10/12

29/10/12

31/10/12

LOCAL: Sítio Fortaleza – Praia do Francês

HORÁRIO: 18:00 às 20:00 h

INSCRIÇÃO: As inscrições poderão ser realizadas na SECTUR Mal. Deodoro, até o último dia. No endereço Rua Mal. Deodoro, nº 28 –  Seg à Sex – Manhã / Tarde (Prédio do Ponto de Cultura). E-mail: herbertaraujo_2@hotmail.com. Fone: (82) 8878-260

TAGS:

Deixe o seu comentário